Infra BR vence leilão do Lote Paranapanema com desconto de 11,60% sobre a contraprestação do Estado

Infra BR vence leilão do Lote Paranapanema com desconto de 11,60% sobre a contraprestação do Estado

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), realizou nesta sexta-feira (5), na B3, o leilão do Lote Paranapanema. O certame consagrou a empresa Infra BR, do Grupo Pátria, que ofereceu proposta de desconto de 11,60% sobre a contraprestação pública máxima anual de referência, de cerca de R$ 310 milhões. A concessão firma a Rodovia Raposo Tavares (SP-270) como importante rota do agronegócio no Sudoeste paulista, ligando Itapetininga a Ourinhos, e ainda beneficia outros 11 municípios das regiões de Marília e Sorocaba com mais segurança, fluidez e competitividade logística. 

“Este dia de leilão é simplesmente uma passagem desse ativo para a iniciativa privada para iniciar uma jornada de investimento e transformação. Fizemos o dever de casa com o SP na Direção Certa: fomos rigorosos com as contas, fizemos reforma administrativa e revisão de benefícios tributários, tudo isso para que tivéssemos fôlego para poder bancar aportes e contrapartidas e fazer parcerias público-privadas. Esse desconto de 11,60% representa mais de R$ 1 bilhão de economia para os cofres de São Paulo. Das 10 melhores rodovias do Brasil, nove estão em São Paulo. Temos de longe a melhor infraestrutura do Brasil, que nos diferencia de outros estados. Não é por acaso que as pessoas buscam SP para fazer investimentos”, disse o governador Tarcísio de Freitas. 

Leilão do Lote Paranapanema

A empresa vencedora ofereceu, nos envelopes, desconto inicial de 10,10% e elevou o percentual na etapa de Viva Voz, chegando aos 11,60%. O leilão também teve como licitantes a empresa CS Infra e o consórcio Viaja + SP. A primeira ofereceu, na etapa dos envelopes, desconto de 3,20%. Já o consórcio Viaja + SP ofereceu 8,41% (envelopes) e 10,60% (Viva Voz). 

“Essa é mais uma concessão que vai trazer ganho de eficiência, menos tempo de viagem, redução de mortes e de custo logístico. Realizamos esses leilões para trazer benefícios para a população”, afirmou o secretário de estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini. 

A concessão abrange 285 km — trechos da SP-270 (Raposo Tavares), SP-189 (Eng. Lauri Simões de Barros), SP-278 (Mello Peixoto) e acessos. O contrato prevê a duplicação de mais de 150 km, com novas passarelas, paradas de ônibus, acostamentos, vias marginais, e dispositivos em desnível e em nível. Também estão incluídos iluminação em LED nas áreas urbanas, CFTV, painéis de mensagens variáveis, conectividade, postos de pesagem e ambulâncias para atendimento médico. 

A operação contará com monitoramento 24 horas, atendimento a incidentes, inspeções de tráfego e serviços de guincho e pronto-atendimento, atrelados a metas de qualidade com deduções em caso de descumprimento — reforçando o foco em segurança viária e eficiência operacional. 

Estruturado com ampla escuta pública, o projeto recebeu mais de 250 contribuições em audiências e consulta, com 53% acolhidas total ou parcialmente. O desenho final incorpora obras de drenagem e controle de enchentes, passagens de fauna e demais medidas ambientais. 

O impacto regional alcança diretamente Angatuba, Bernardino de Campos, Buri, Campina do Monte Alegre, Canitar, Chavantes, Ipaussu, Itaí, Itapetininga, Ourinhos, Paranapanema, Piraju e Tejupá. A duplicação integral do trecho da Raposo Tavares transforma a rodovia em alternativa estratégica à Castello Branco (SP-280), conectando o interior e a região Centro-Oeste ao Porto de Santos e reduzindo gargalos logísticos. 

“No fim das contas, estamos falando de vidas, de pessoas, de qualidade de vida. Para isso, temos que ter segurança viária. Sempre que fazemos duplicações e pavimentações num projeto robusto como esse, falamos também de meio ambiente e resiliência climática. Está tudo interligado”, afirmou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende. 

O Lote Paranapanema se soma aos projetos Nova Raposo e Rota Sorocabana (concedidos em 2023), formando um corredor totalmente duplicado e qualificado na Raposo Tavares, com melhor distribuição do fluxo e menor pressão sobre a Castello Branco. 

“Essa conquista reafirma o nosso compromisso de investir em projetos de infraestrutura que contribuem para o desenvolvimento do estado e do país. Estamos preparados para alocar todos os recursos e esforços para realizar as melhorias nas rodovias, garantindo segurança, conforto e eficiência”, afirmou Thiago Bronzi, sócio do Grupo Pátria. 

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Siga Fácil 

Um dos diferenciais do projeto é o Siga Fácil — sistema de pórticos eletrônicos que substitui praças físicas e aplica tarifa proporcional à distância percorrida, com leitura automática por tags e placas, trazendo mais fluidez e segurança. O sistema entrará em operação apenas após a entrega das vias marginais gratuitas, garantindo que o tráfego local (deslocamentos entre bairros) não seja tarifado e separando o fluxo de longa distância do tráfego urbano. A solução reduz congestionamentos, tempo de viagem e emissões de CO₂. 

Com o Siga Fácil, o motorista paga apenas pelo trecho percorrido. Supervisionado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), ele elimina filas e reduz acidentes. O sistema será implantado gradualmente nos projetos de concessão mais recentes, como o Novo Litoral Paulista, a Nova Raposo e a Rota Sorocabana, além dos contratos já existentes. O site sigafacil.sp.gov.br traz o mapa de pórticos, formas de pagamento e canais de atendimento. 

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