O Hemocentro de Marília necessita urgente de doações de sangue tipo O+, A-, B-, AB- e O-, mostra monitoramento divulgado em suas redes sociais nesta semana. Apenas B+ e AB+ têm níveis confortáveis no estoque. A+ já está em estado de alerta.
O Hemocentro atende não apenas Marília, mas cidades como Oriente, Pompeia, Quintana, Vera Cruz e outros municípios da região, sendo referência na questão de doação de sangue.
O atendimento para doação é de segunda à sábado, das 7h à 13h, estando localizado na Rua Lourival Freire, 240, bairro Fragata.
Pode doar sangue quem tem entre 16 e 69 anos, pesa no mínimo 50 kg, está em boas condições de saúde, bem alimentado (evitando gordura) e descansado.
Uma pessoa precisa tomar sangue (receber uma transfusão) quando há perda grave de sangue (acidentes, cirurgias), anemia severa com sintomas (cansaço, falta de ar), tratamentos (quimioterapia) que afetam a produção de células sanguíneas, ou doenças do sangue como leucemia, anemia falciforme, hemofilia, que causam deficiência de glóbulos vermelhos, plaquetas ou fatores de coagulação, sempre avaliado pela gravidade e sintomas.