O Ministério da Economia anunciou ontem (21), após reunião extraordinária do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), a redução a zero das alíquotas do etanol e de mais seis alimentos até o final do ano.
A medida inclui os seguintes alimentos: margarina, café, queijo, macarrão, óleo de soja e açúcar. Em relação ao etanol, o imposto para entrar no país vai ser zerado tanto para o vendido separadamente como para o álcool misturado na gasolina. A medida vai ser publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (23), quando o imposto começará a ser zerado.
O objetivo da medida é segurar a inflação, de acordo com o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys. Segundo a pasta, com isso o preço da gasolina poderá cair até R$0,20 para o consumidor final. O litro da gasolina possui 25% de álcool anidro, atualmente. O governo espera que essa redução na tarifa de importação possa zerar os efeitos da alta recente dos combustíveis.
De acordo com o Ministério da Economia, os produtos alimentícios que serão beneficiados com a medida são os que mais estão pesando na inflação, segundo o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). O INPC é responsável por medir o impacto dos preços sobre as famílias com rendas mais baixas.
Por fim, leia mais O Mariliense