Governo zera imposto de importação de etanol e de seis alimentos até o final do ano

imposto do etanol

O Ministério da Economia anunciou ontem (21), após reunião extraordinária do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), a redução a zero das alíquotas do etanol e de mais seis alimentos até o final do ano.

A medida inclui os seguintes alimentos: margarina, café, queijo, macarrão, óleo de soja e açúcar. Em relação ao etanol, o imposto para entrar no país vai ser zerado tanto para o vendido separadamente como para o álcool misturado na gasolina. A medida vai ser publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (23), quando o imposto começará a ser zerado.

Carregando...

O objetivo da medida é segurar a inflação, de acordo com o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys. Segundo a pasta, com isso o preço da gasolina poderá cair até R$0,20 para o consumidor final. O litro da gasolina possui 25% de álcool anidro, atualmente. O governo espera que essa redução na tarifa de importação possa zerar os efeitos da alta recente dos combustíveis.

De acordo com o Ministério da Economia, os produtos alimentícios que serão beneficiados com a medida são os que mais estão pesando na inflação, segundo o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). O INPC é responsável por medir o impacto dos preços sobre as famílias com rendas mais baixas.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até a próxima sexta-feira

Brasil

Quatro dias após ventania, SP tem mais de 60 mil clientes sem luz

Brasil

Cinco dias após ciclone, 30 mil clientes estão sem energia em SP

Brasil

BB passa a oferecer crédito orientado a famílias inscritas no CadÚnico

Brasil

Bares, hotéis e restaurantes sofrem graves perdas com apagão em SP