Governo estadual aprova a Cadeia Produtiva Local do Turismo Corporativo de Marília e Região

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, aprovou a criação da Cadeia Produtiva Local (CPL) do Turismo Corporativo de Marília e Região. A oficialização da CPL foi publicada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (05/09). Marília faz parte da Região Turística Alto Cafezal, que conta ainda com Garça, Gália, Vera Cruz e Ocauçu.

O Programa Estadual de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais – Programa SP Produz –, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem como objetivo fortalecer as cadeias produtivas locais de São Paulo, estimulando a auto-organização de aglomerações produtivas setoriais e promovendo o desenvolvimento econômico regional.

As CPLs são arranjos que reúnem um conjunto de empresas, instituições de ensino, entidades de apoio e poder público em um determinado setor econômico, com o objetivo de aumentar a competitividade, promover a inovação, estimular o crescimento sustentável das atividades, fomentar a cooperação entre os envolvidos, reduzir custos e aumentar a organização e eficiência.

No mês de maio, quando foi publicada a edição de 2025 do edital de reconhecimento das CPLs, representantes da governança que trabalha o turismo em Marília e região se uniram para protocolarem o planejamento estratégico de negócios, que reuniu várias informações, como objetivos, oportunidades, governança, cadeia de valor, elos da cadeia, postos de trabalho, fontes de receita, entre outras.

Aprovada na primeira etapa, a CPL do Turismo Corporativo de Marília e Região avançou para a segunda fase do programa, que indica o nível de maturidade, de caráter classificatório, que consiste na avaliação técnica da documentação enviada, considerando os seguintes eixos: governança, diversidade da cadeia produtiva e dimensão e impacto econômico da cadeia produtiva. Mais uma vez o grupo se reuniu e, mesmo com prazo curto, concluiu a documentação, formalizou a participação no sistema do estado e a CPL foi aprovada e reconhecida com a classificação “CPL Consolidada”, o que dá direito a participar de editais para obter recursos para seus projetos de desenvolvimento.

O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Marília, Vitor Gazola, parabeniza todo o grupo e reforça a organização de toda a cadeia: o turismo é multidisciplinar e só se desenvolve com a união de todos os setores, aqui em Marília e região nós temos isso. “Vários atores pensando e trabalhando o turismo em conjunto. Nesse processo destaco a Adipa (Associação para o Desenvolvimento da Indústria de Produção de Alimentos), unidade gestora da CPL, Sebrae, Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Marília), Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Marília e Região Convention & Visitors Bureau, Codem (Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília), iniciativa privada que faz parte dos negócios turísticos, todos os parceiros, prefeituras e representantes de Garça, Gália, Vera Cruz e Ocauçu que, junto com Marília, constituem a Região Turística Alto Cafezal. Essa conquista só foi possível graças ao trabalho, união e esforço de todos”.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Região

Estradas rurais de Pompeia recebem manutenção visando mais segurança e melhor mobilidade

Região

Polícia Militar de Pompeia prende em flagrante jovem traficante no Primavera

Brasil

Polícia de SP apreende carga com 12 mil garrafas de bebidas alcoólicas falsificadas em Osasco

Marília

Vagas de Empregos para esta quinta feira em Marília

Brasil

Vendas no comércio recuam 0,3% em julho e caem pelo quarto mês seguido

Marília

Prefeitura realiza 2º Curso de Credenciamento de Podadores no Dia da Árvore