Gestores da Saúde de Marília, Garça, Pompéia e Oscar Bressane se reuniram na manhã da última sexta-feira, dia 28 de junho de 2024, na Secretaria Municipal de Saúde de Marília, para articular a proposta de qualificação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e suas bases descentralizadas junto ao Ministério da Saúde.
A partir da qualificação essas unidades receberão um incremento financeiro federal para custeio do serviço, primando pela qualificação das equipes através de educação permanente em saúde com treinamentos, cursos e simulados. “O encontro também favoreceu o fortalecimento de ações para qualificação das equipes que prestam atendimentos à população através do 192″, disse Marcelo Gallo, Secretário Municipal de Saúde.
O Samu de Marília completou 20 anos e, a partir de 2020, se tornou regional, incluindo as cidades de Pompéia, Garça e Oscar Bressane. Atualmente o SAMU de Marília está habilitado com uma Central de Regulação, quatro Unidades de Suporte Básico (USB) e duas Unidades de Suporte Avançado (USA) e, ainda, uma motolância para atender os chamados pelo 192.
“Junto com os demais municípios presentes neste encontro na Secretaria Municipal de Saúde de Marília, pode-se afirmar que juntos somos um complexo estruturado para atendimento de urgência e emergência vinculados ao telefone 192 e que nosso compromisso é oferecer mais excelência no atendimento de urgência e emergência em prol dos usuários do SUS”, complementou Marcelo Gallo.
Por fim, leia mais O Mariliense