Gasto médio do brasileiro com alimentação é metade de um salário mínimo; saiba como economizar nas compras

despesas

O ano começou com mudanças na inflação do país. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve em janeiro alta de 0,53%, variação menor do que em dezembro, de 0,62%, segundo dados do IBGE. Em 12 meses, impulsionado pelos alimentos (+0,59%), os preços subiram 5,77%. Em levantamento feito pela pesquisa +Valor, em 2022, os gastos médios mensais com alimentação no Brasil chegaram a R$ 618, o que representa 50,9% do valor do salário mínimo no país.

Fazer compras no mercado pode ser uma tarefa rotineira, mas também um desafio e uma oportunidade de economizar dinheiro. Pensando nisso, o marketplace que auxilia empresas a desenvolverem suas marcas próprias, separou oito dicas para ajudar o consumidor a economizar na hora de ir às compras. Confira:

Carregando...

Faça uma lista de compras – Antes de ir ao mercado, faça uma lista dos itens que você precisa comprar. Isso ajudará a evitar compras desnecessárias e reduzirá o risco de gastar mais do que o planejado.

Compare preços – Compare os preços de diferentes marcas e tamanhos dos produtos que você precisa. Uma dica são os produtos de marcas próprias, itens de qualidade e com preços acessíveis. Uma pesquisa feita pela NielsenIQ mostrou que produtos exclusivos já estão presentes em 34% das casas brasileiras. Ainda no levantamento, vemos que 20% dos consumidores já buscam consumir estes produtos, já que para eles, as marcas dos varejistas são percebidas com valores mais acessíveis.

Compre alimentos frescos da estação – Alimentos frescos que estão em temporada geralmente são mais baratos do que aqueles que não estão. Além disso, os alimentos frescos têm um sabor melhor e são mais nutritivos.

Evite compras impulsivas – Evite compras impulsivas, pois isso pode aumentar o custo da sua compra. Seja resistente a promoções tentadoras, pois elas podem levar a gastos desnecessários.

Compare preços em diferentes lojas – Comparar preços em diferentes lojas pode ajudar a encontrar as melhores ofertas. Certifique-se de verificar o preço por unidade ou peso para comparar produtos de forma mais precisa.

Experimente antes de comprar – Algumas pessoas têm a impressão de que as marcas próprias são inferiores às marcas conhecidas, mas isso nem sempre é verdade. Antes de decidir se uma marca própria é boa ou não, experimente o produto. Muitas vezes, você ficará surpreso com a qualidade.

Pesquise as opções disponíveis – Muitas lojas oferecem itens exclusivos em diversas categorias, incluindo alimentos, bebidas, produtos de limpeza e higiene pessoal. Pesquise as opções disponíveis e compare os preços com as marcas conhecidas para encontrar as melhores ofertas, principalmente nos produtos de marcas próprias, que na maioria das vezes são uma ótima opção para economizar e manter a qualidade do produto consumido.

Seguindo essas dicas, é possível economizar dinheiro nas compras do mercado e manter um orçamento saudável, sempre que der. Lembre-se de manter o foco em suas necessidades e prioridades e evitar gastos desnecessários.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

BC liquida Reag ligada às suspeitas de fraude no Banco Master

Esportes

Fluminense inicia Carioca com vitória suada sobre o Madureira

Esportes

Palmeiras vence Santos e garante mais três pontos no Paulistão

Região

Cachorro fica preso em muro e Corpo de Bombeiros é acionado para resgate

Região

Divulgado os 34 ganhadores dos vales-compra da campanha de Natal do comércio de Pompeia

Região

13º BAEP recupera na região caminhonete furtada em Limeira e prende suspeito por receptação