A Secretaria Municipal da Saúde e Vigilância Epidemiológica de Garça confirmou ontem (30), mais duas mortes decorrentes de complicações relacionadas à Covid-19, atingindo a triste marca de 60 óbitos pela doença no município.
O primeiro óbito foi um homem com 80 anos que faleceu no domingo, dia 28 de março, no período noturno na UPA de Garça. O senhor, que era portador de comorbidade, já estava com o teste positivo para Covid-19, entrou na UPA saturando baixo e evoluiu para óbito.
A segunda morte foi um homem com 88 anos de idade que também era portador de comorbidades; problemas respiratórios e diabetes. A vítima ficou internada na enfermaria Covid e na UTI Covid do Hospital São Lucas/AHBB de 20 a 27 de março, quando teve alta. O falecimento ocorreu na terça-feira, dia 30, por volta das 04:00 h.
Como integrava o grupo de idosos que é prioritário na vacinação, este senhor já havia recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19.
É necessário reforçar, mais uma vez, que nenhuma vacina garante 100% de imunidade contra a doença e nem que a pessoa não terá complicações e precisará de maiores cuidados médicos, inclusive de atendimento em UTI. Mesmo após a imunização é preciso continuar observando as normas sanitárias para evitar a contaminação com o novo corona vírus, ou seja, uso de máscara facial, distanciamento social, evitar aglomerações e higienização das mãos com utilização de álcool em gel 70 ou lavagem com água e sabão várias vezes ao dia.
Aumento de casos
A Covid-19 continua mostrando força em Garça. Confira os números oficiais no novo boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica da SMS – Secretaria Municipal da Saúde nesta quarta-feira, 31 de março:
– casos confirmados subiram para 2.653, alta de 37;
– casos descartados são 3.834, alta de 10;
– casos em isolamento domiciliar são 721, alta de 34;
– casos suspeitos são 62, com três a mais que ontem. São 59 pessoas em isolamento domiciliar, dois internações e um óbito sob investigação;
– curados permanecem em 1.856,
– os óbitos confirmados por complicações da Covid-19 são 58, dois a mais que o boletim anterior.
Ao todo há 20 garcenses internados: 15 em alas clínicas e cinco em UTI Covid.
Centro de Referência à Covid-19
O Centro de Referência da Atenção Básica para a Covid-19 é o local que deve ser procurado pelos garcenses que apresentarem sintomas gripais que podem ser relacionados à Covid-19. O serviço está instalado na Rua São João, nº 165, antigo hospital Samaritano. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, sem intervalo, entre 7:00 e 19:00 h. Aos sábados das 7:00 às 13:00 h. Aos domingos não há atendimentos.
Nos horários em que não há atendimentos e aos domingos a referência continua sendo a UPA 24h, que também está preparada para atender aos possíveis pacientes.
Por fim, leia mais O Mariliense
Fonte: Prefeitura Municipal de Garça