Galeria de Artes recebe a exposição “Paisagens Sonoras”

A Galeria de Artes da Secretaria Municipal da Cultura recebe, de 14 de março a 5 de abril, a exposição multilinguagem “Paisagens Sonoras”, da artista visual Luciana Crepaldi. Uma experiência sensorial imersiva que une ambiência sonora e fotografias do entorno natural de Marília. Com um enfoque contemplativo e relaxante, o projeto oferece ao público a oportunidade de se reconectar com o cenário natural da região, trazendo um alívio ao ritmo acelerado da vida digital.

Imersão visual e sonora

A exposição apresenta 25 fotografias emolduradas, além de projeções em looping de outras 250 imagens da mesma série artística. O espaço expositivo é envolto por uma ambiência sonora composta por gravações captadas nos próprios locais retratados, criando um ambiente contemplativo e relaxante.

Carregando...
Carregando...

Os registros destacam cenários rurais e naturais do entorno de Marília, como caminhos vicinais, estradas de terra, vales, itambés, assim como os animais, pássaros, e elementos da fauna e flora locais. E dentro de uma linguagem poética, surgem as nuvens, as gotas da chuva, cálidos reflexos e em uns curiosos “círculos solares”, nome que intitula a artista, onde o último minuto de sol, invade nossa alma.

Inspirada no conceito de ócio criativo, do sociólogo Domenico De Masi, a mostra propõe uma pausa na rotina para que os visitantes possam apreciar a riqueza visual e sonora da natureza, desde o canto dos pássaros, da chuva até o farfalhar das folhas ao vento.

A exposição Paisagens Sonoras acontece de 14/03 a 05/04 na Galeria de Artes de Marília, na avenida Sampaio Vidal, 245. A visitação é gratuita e acontece de terça a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados das 13h às 17h.

Interação e sorteio de obra

Além da exposição, os visitantes poderão participar do sorteio de uma fotografia da série “Paisagens Sonoras”. Para concorrer, basta assinar o livro de presença e publicar nos stories do Instagram uma foto ou vídeo da exposição, marcando a artista @lucianacrepaldi_photoart

Premiado no Edital nº 10/2023 da Lei Paulo Gustavo Municipal de Marília, o projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria da Cultura de Marília. A exposição é realizada com a colaboração de Luciana Crepaldi na curadoria e criação artística, Adriana Forcato na assessoria de imprensa e relações públicas, Cristiano Anechini na edição de vídeo e direção de som, e Vânia Mendes na produção.

Sobre a Artista

Luciana Crepaldi é uma artista visual natural de Marília (SP), formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Campinas, com especialização em fotografia autoral no Centre Civic Pati Llimona, em Barcelona (Espanha). Seu trabalho já integrou exposições no Brasil, França, Portugal, Estados Unidos, Alemanha e Espanha, além de coleções privadas em Barcelona, Madri e Toronto.

Sua pesquisa artística abrange fotografia, escanografia, desenho, performance, body art, audiovisual e literatura. Seu projeto “Escaneandome”, que explora a escanografia como forma de expressão, é referência acadêmica em dissertações de mestrado e doutorado em universidades renomadas da Espanha.

Crepaldi também atua como arte-educadora, ministrando cursos de fotografia autoral e explorando o potencial das artes visuais para ampliar a percepção do mundo ao nosso redor. Suas produções já foram contempladas em editais culturais da Lei Aldir Blanc, PROAC e Lei Paulo Gustavo.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Justiça Federal e Prefeitura alinham ação com serviços à população em situação de rua

Brasil

Bolsa mantém correção e cai 0,3% nesta quinta

Brasil

Número dos que procuram emprego há mais de 2 anos cai 17,8%, diz IBGE

Marília

Prefeitura autoriza pagamento de emendas para entidades de Marília

Brasil

Ação na Baixada Fluminense contra facção prende vereador em flagrante

Brasil

Explosão de galpão com fogos de artifício mata uma pessoa em São Paulo