Furacão Milton Devasta Flórida, Deixando Milhões Sem Energia e Causando Múltiplos Tornados Mortais

O Furacão Milton atravessou o centro da Flórida nesta quinta-feira (10), após atingir a costa oeste do estado com ventos de até 195 km/h, como um furacão de categoria 3. Durante sua passagem, o aparência deixou cerca de 3 milhões de pessoas sem eletricidade, destruiu habitações e provocou múltiplos tornados que resultaram em mortes.

A tempestade chegou à terra por volta das 1h30 (horário local), e, pela manhã, seus ventos diminuíram para 150 km/h, rebaixando sua categoria para 1. Mesmo assim, as chuvas continuam intensas, alertou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

Pelo menos duas mortes foram confirmadas em Fort Pierce, uma comunidade de militares reformados na costa leste da Flórida, onde um tornado teria passado, informou o xerife Keith Pearson.

O furacão estava localizado a cerca de 75 quilômetros de Cabo Canaveral, local onde fica uma estação da NASA. Em Tampa Bay, um alerta de inundações rápidas foi emitido, e o governador Ron DeSantis destacou que uma fase pior da tempestade pode ser amenizada por ter atingido a costa antes da maré alta. No entanto, o nível da água ainda pode subir até quatro metros.

DeSantis também informou que o furacão atingiu 19 tornados e destruiu cerca de 125 casas, principalmente pré-fabricadas. Ele ressaltou que foi arriscado realizar resgates agora, recomendando que todos permanecessem protegidos até que a tempestade passasse. As equipes de busca e resgate estão prontas para agir durante a noite, se necessário.

Cerca de 2 milhões de pessoas receberam ordens de evacuação, e o presidente Joe Biden já entrou em contato com as autoridades para discutir o impacto inicial da catástrofe. Aproximadamente 25% das estações de abastecimento no estado estão sem combustível, devido ao aumento na demanda causada pelas evacuações.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Veja também...

Rolar para cima