Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia lidera comitiva brasileira em visita a ambientes de inovação nos EUA

Selecionada pela Universidade de São Paulo (USP) para conduzir o desenvolvimento do plano estratégico e operacional do Parque Científico e Tecnológico da Escola Superior de Agronomia “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT) liderou uma comitiva aos Estados Unidos para conhecer de perto a estrutura e o funcionamento de uns dos mais importantes ambientes de inovação do país: o Research Park da Universidade de Illinois, o Research Park da Purdue University e o Discovery Park District. As visitas fazem parte do processo de benchmarking internacional que embasa o planejamento do projeto da ESALQ/USP.

Estiveram presentes na comitiva representantes da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, da ESALQ/USP e da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ). O objetivo da comitiva é identificar práticas consolidadas em ecossistemas de referência e adaptá-las à realidade brasileira, no contexto de Piracicaba (SP), onde será implantado o novo parque. “Estamos observando modelos de governança, mecanismos de interação universidade-empresa e estratégias de atração de investimentos que possam fortalecer a construção de um ambiente de inovação de classe mundial no Brasil”, destacou o Prof. Dr. Elvis Fusco, superintendente executivo da FSNT.

O Parque Científico e Tecnológico da ESALQ está sendo concebido para estruturar um ecossistema de inovação voltado ao desenvolvimento tecnológico, à geração de soluções e ao estímulo ao empreendedorismo de base científica, com foco nos setores de agricultura, alimentos e meio ambiente. O projeto adota a abordagem da hélice quíntupla de inovação, promovendo a interação entre academia, indústria, governo, sociedade civil e sustentabilidade ambiental.

Para a FSNT, visitas como as realizadas nos Estados Unidos são decisivas para garantir que o projeto nasça ancorado nas melhores práticas globais. “Os research parks de Illinois e Purdue são referências mundiais em integração universidade-empresa e em estímulo à inovação. Observar seus modelos de governança, estratégias de atração de investimentos e mecanismos de apoio a startups e spin-offs nos ajuda a adaptar experiências de sucesso internacional ao contexto brasileiro”, explica Fusco.

O projeto liderado pela Fundação contempla ainda a definição da proposta de valor do Parque Científico e Tecnológico da ESALQ, estudos de viabilidade técnico-científica, social e econômico-financeira, o planejamento estratégico, além da criação de programas de inovação e empreendedorismo capazes de fortalecer a competitividade do agronegócio brasileiro. A viagem da comitiva reforça o compromisso da USP e da Fundação em projetar o Parque Científico e Tecnológico da ESALQ como um ambiente competitivo e conectado aos grandes desafios globais, especialmente os relacionados à segurança alimentar, à sustentabilidade e à inovação tecnológica.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Tiagão Espelhamento é Destaque do Ano pelo ISO Empresarial

Marília

Inscrições para os cursos do Programa “Caminho para Capacitação” terminam nesta quinta (4)

Marília

Secretaria de Suprimentos visita setor de compras e licitações da Prefeitura de Campinas

Marília

Prefeitura firma parceria com Unimed para instalação de relógio digital no centro de Marília

Região

Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia lidera comitiva brasileira em visita a ambientes de inovação nos EUA

Marília

Sebrae-SP realiza segundo encontro “Café & Negócios”, com foco em gestão de pessoas