Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia é contemplada com Prêmio Kiyoshi Yamamoto

Com um legado de mais de 45 anos de transformação, impacto e valores humanos, a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT) foi contemplada na última sexta-feira, 31 de outubro, pelo Prêmio Kiyoshi Yamamoto, honraria concedida pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo a pessoas e instituições que prestam relevantes contribuições ao Brasil no desenvolvimento do setor agropecuário.

A premiação foi realizada no Salão Nobre do Bunkyo e contou com a presença de representantes da instituição, Prof. Dr. Elvis Fusco, superintendente executivo; Fábio Nishimura, diretor institucional, e o conselheiro da instituição, Alberto Honda.

Realizado há 54 edições, o Prêmio Kiyoshi Yamamoto atribuído em 2025 tem caráter comemorativo em referência aos 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e aos 70 anos do Bunkyo, conforme revela Nelson Kamitsuji, presidente da Comissão Bunkyo Rural Kiyoshi Yamamoto. Kamitsuji destaca que, conforme as normas estabelecidas pela Comissão Organizadora do Prêmio, a escolha dos homenageados é feita a partir das indicações de associações e instituições, ressaltando ainda: “a grande honra de prestar homenagem à conhecida e respeitada de todos, a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia”.

No caso da FSNT, a indicação foi feita pelo Governo de São Paulo, Centro Paula Souza, Fatec Pompeia, Associação Cultural e Esportiva de Pompeia, Câmara Municipal do Município de Tupã e pelo Senai Pompeia.

O reconhecimento recebido pela instituição em 2025 guarda um simbolismo especial, já que o próprio Sr. Shunji Nishimura foi contemplado com o Prêmio Kiyoshi Yamamoto em 1980, como condecoração à sua notável contribuição ao desenvolvimento agrícola brasileiro e ao fortalecimento dos laços entre o Japão e o Brasil. Um ano antes, movido por um profundo sentimento de gratidão ao país que o acolheu e lhe permitiu construir sua trajetória como empresário e visionário da mecanização agrícola, Nishimura havia fundado a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, em Pompeia-SP. Seu propósito era devolver à sociedade brasileira o conhecimento e as oportunidades que recebeu, promovendo educação, pesquisa, inovação e desenvolvimento humano.

Durante a cerimônia, o diretor institucional da Fundação e representante da Família Nishimura na cerimônia, Fábio Nishimura, expressou gratidão em nome da família. “Ser novamente agraciada com o Prêmio Kiyoshi Yamamoto, mais de quatro décadas após o reconhecimento concedido ao seu fundador, reforça o compromisso da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia em perpetuar o legado de trabalho, inovação e contribuição ao desenvolvimento do Brasil que sempre orientaram a trajetória do Sr. Shunji Nishimura”.

O superintendente executivo da FSNT, Prof. Dr. Elvis Fusco, destacou o orgulho da equipe e o compromisso permanente da instituição com os valores deixados por seu fundador. “Este prêmio reforça a relevância da missão da Fundação em promover a educação e a inovação como instrumentos de transformação social. É também um reconhecimento à visão humanista e generosa da Família Nishimura, que acredita na força do conhecimento compartilhado para construir um país melhor”, ressaltou.

O conselheiro da Fundação, Alberto Honda, completou que “a concessão do Prêmio Kiyoshi Yamamoto reafirma o papel da FSNT como referência em educação e tecnologia, consolidando sua trajetória de mais de quatro décadas dedicada à transformação do país”.

Conforme destacaram os representantes presentes na cerimônia de premiação, atualmente, a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia representa um ecossistema educacional e de inovação que reúne diversas frentes de atuação: o Colégio Shunji Nishimura, a Escola SENAI Shunji Nishimura, a Fatec Pompeia Shunji Nishimura,  o Museu e o Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista. Cada uma dessas iniciativas reflete o compromisso contínuo da instituição em formar cidadãos éticos, criativos e comprometidos com o desenvolvimento do país, perpetuando o espírito visionário e solidário de seu fundador.

Além da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, foram homenageados pelo Prêmio Kiyoshi Yamamoto: o Prof. Dr. Keigo Minami da Esalq da USP; Miguel Massake Makiyama, pesquisador especializado na cultura do abacate; Takeo Kimura, produtor de figo no sertão cearense em Tabuleiro do Norte.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Esportes

Palmeiras vence Juventude e retoma liderança isolada do Brasileirão

Brasil

Bancos promovem mutirão para negociar dívidas bancárias em atraso

Região

Pompeia lança o Prêmio de Inovação na Gestão Pública em duas categorias

Turismo

CVC reúne franqueados em live e dá início à CVC Friday 2025 com ofertas exclusivas e novas estratégias

Brasil

BC muda regras para acabar com contas bancárias fraudulentas

Brasil

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,55% no Brasil