A passagem de uma frente fria por São Paulo, combinada com a chegada de umidade da região amazônica, traz chuvas intensas para o estado neste final de semana, conforme as observações dos meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil.
Nesta sexta-feira (29), as temperaturas terão dificuldades para subir, devido à frente fria, e as chuvas deverão se intensificar, com períodos mais longos de negociações e maiores volumes acumulados. No sábado (30), embora a frente fria se afaste um pouco, o estado ainda enfrentará chuvas, com possibilidade de temporais em algumas áreas.
Chuva Acima da Média no Interior do Estado
Diversas cidades do interior de São Paulo já apresentam volumes de chuva acima da média para este mês de novembro. Sorocaba, por exemplo, registrou 228 mm, o que representa 72% a mais do que os 132 mm previstos. Em Bauru, os temporais já acumularam 182 mm, superando os 137 mm esperados. Presidente Prudente e Araçatuba também registraram índices superiores à média histórica, com 27% e 38% a mais, respectivamente. Itapeva, por sua vez, já acumulou 205 mm, quase o dobro da média esperada de 110 mm.
Orientações da Defesa Civil para a População
Os temporais, apesar de sua curta duração, são frequentemente muito intensos e podem ser acompanhados de rajadas de vento, trazendo riscos de transtornos, especialmente em áreas urbanas, com alagamentos e enxurradas. A Defesa Civil recomenda que a população se proteja em locais seguros e evite áreas propensas a alagamentos. Mesmo uma lâmina de 30 cm de água pode ser suficiente para arrastar um veículo.
Para quem reside em áreas de risco, o alerta é redobrado. Grandes volumes de chuva podem aumentar a possibilidade de penetração da terra. Sinais como rachaduras nas paredes, postes ou árvores inclinadas, e água lamacenta descendo encostas devem ser considerados como indicativos de risco. Nessas situações, a orientação é deixar imediatamente o local e acionar a Defesa Civil.
Alertas Antecipados
A CGE também envia alertas antecipados à população sobre a chegada dos temporais. Para receber essas mensagens, basta cadastrar-se enviando um SMS com o CEP da localidade para o número 40199.
Por fim, leia mais O Mariliense