Em uma demonstração de força e eficiência, o Flamengo superou o Internacional por 3 a 1 neste domingo, no Beira-Rio, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. A vitória consolidou a posição dos rubro-negros na ponta da tabela, que agora somam 43 pontos, ampliando a distância para os demais concorrentes. Por outro lado, o Colorado jogou com um time reserva, preservando os titulares para a segunda partida do mata-mata da Libertadores, contra o Flamengo na próxima quarta-feira.
O jogo
O caminho para a vitória flamenguista foi pavimentado ainda no primeiro tempo, com dois gols de Pedro. Na etapa final, Plata ampliou a vantagem, enquanto Borré descontou para o Internacional nos acréscimos, marcando o gol de honra dos gaúchos.
O Flamengo mostrou suas intenções logo aos dois minutos, com um chute perigoso de Arrascaeta que passou rente à trave. Apesar da tentativa do Internacional de pressionar a saída de bola adversária, os visitantes foram cirúrgicos e abriram o placar cedo. Aos seis minutos, Pedro recebeu na área e finalizou sem chances para o goleiro Anthoni.
O gol não alterou o panorama de superioridade flamenguista. Aos dez minutos, Saúl quase ampliou, mas foi aos 11 que Pedro, novamente, balançou as redes em um contra-ataque rápido, mandando a bola no canto e colocando o Flamengo com dois gols de vantagem no Beira-Rio.
Somente após o segundo gol sofrido o Internacional conseguiu equilibrar um pouco as ações, mas teve dificuldades em criar jogadas de real perigo. Em sua melhor chance, Benítez foi travado pela defesa rubro-negra no momento da finalização. O Flamengo ainda quase fez o terceiro com uma bicicleta plástica de Léo Pereira, que Anthoni defendeu antes da bola beijar a trave. Rossi, goleiro flamenguista, também se mostrou seguro ao parar investidas de Clayton Sampaio e Benítez, garantindo a boa vantagem até o intervalo.
Segundo tempo
Na volta do vestiário, o Internacional demonstrou uma postura mais agressiva, pressionando o Flamengo e assustando aos nove minutos em chute de Gustavo Prado, que parou em mais uma boa defesa de Rossi.
No entanto, o Flamengo soube suportar a pressão e, aos 16 minutos, foi letal novamente. Plata recebeu um passe na área e não titubeou, mandando a bola para a rede e ampliando o marcador para 3 a 0.
O terceiro gol foi um golpe para os gaúchos, e o Flamengo passou a dominar completamente o confronto, empilhando chances de transformar o placar em uma goleada ainda maior. Nos minutos finais, o Internacional ainda conseguiu criar uma boa oportunidade aos 44 minutos, quando Alan Rodríguez acertou a trave. Já nos acréscimos, Borré marcou o gol de honra, mas os rubro-negros apenas administraram o resultado, saindo de campo com uma vitória incontestável.
Próximos desafios cruciais
O Flamengo agora se prepara para enfrentar o Vitória no Maracanã, na próxima segunda-feira, em partida pelo Brasileirão. O Internacional, por sua vez, terá pela frente o Cruzeiro no Mineirão, no próximo sábado.
Antes dos compromissos pelo Campeonato Brasileiro, ambas as equipes terão um reencontro de peso nesta quarta-feira, quando disputarão a vaga nas quartas de final da Copa Libertadores da América, em um duelo que promete ser eletrizante.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL-RS 1 X 3 FLAMENGO-RJ
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 17/08/2025
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo José Pereira Lima (PE)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE)
VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP)
Cartões amarelos: Vitinho e Valencia (Internacional)
GOLS: Borré, aos 46′ do 2º T (INTERNACIONAL) | Pedro, aos 6 e 11′ do 1º T, Plata, aos 18′ do 2º T (FLAMENGO)
INTERNACIONAL: Anthoni, Alan Benítez, Clayton Sampaio, Victor Gabriel e Aguirre (Bernabéi); Bruno Henrique (Alan Rodriguez), Richard (Thiago Maia) e Gustavo Prado; Vitinho (Wesley), Borré e Valencia (Ricardo Mathias). Técnico: Roger Machado
FLAMENGO: Rossi, Varela, Léo Ortiz (Danilo), Léo Pereira e Ayrton Lucas; Jorginho (Carrascal), Saúl e Arrascaeta (De la Cruz); Luiz Araújo, Samuel Lino (Wallace Yan) e Pedro (Plata). Técnico: Filipe Luís