Flamengo vence Estudiantes e joga por empate para chegar à Semifinal da Libertadores

O Flamengo deu um passo importante rumo à semifinal da Copa Libertadores ao vencer o Estudiantes-ARG por 2 a 1, no Maracanã, na noite desta quinta-feira, pelo confronto de ida das quartas de final. Com gols de Pedro e Varela no primeiro tempo, a equipe rubro-negra construiu uma vantagem que parecia mais confortável, mas viu os argentinos diminuírem com Carrillo na etapa final, após uma polêmica expulsão do jogador Plata.

A vitória, embora suada, deixa o Flamengo em boa posição para o jogo de volta. Os cariocas agora viajam para La Plata podendo empatar que garantem a vaga entre os quatro melhores da competição. Em caso de igualdade no placar agregado (por exemplo, 2 a 1 para o Estudiantes), a decisão será levada para as penalidades. O classificado deste embate enfrentará o vencedor do duelo entre Racing e Vélez Sarsfield na próxima fase.

Início avassalador e virada de cenário

A partida começou com um Flamengo eletrizante. Logo aos 18 segundos de jogo, Pedro recebeu um passe de Plata, girou sobre a marcação e finalizou com precisão para abrir o placar, incendiando o Maracanã. A pressão rubro-negra não diminuiu, e a ampliação veio rapidamente, aos 8 minutos. Ayrton Lucas fez um belo cruzamento para Varela, que, de primeira, acertou um chute indefensável para o goleiro Muslera, levando a torcida ao delírio e colocando o placar em 2 a 0.

O cenário de tranquilidade, contudo, começou a mudar na etapa final. Em um lance controverso, Plata recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando o Flamengo com um jogador a menos. A partir daí, o Estudiantes cresceu na partida e passou a pressionar em busca do gol que diminuiria o prejuízo.

A insistência argentina foi recompensada nos minutos finais. Aos 45 minutos do segundo tempo, Carrillo conseguiu balançar as redes, marcando o gol que reduziu a desvantagem para 2 a 1. O gol sofrido no fim impediu que o Flamengo levasse uma vantagem mais confortável para o jogo de volta, mas ainda assim a equipe mantém a dianteira no confronto.

Próximos compromissos

Antes de decidir a vaga na Argentina, o Flamengo foca no Campeonato Brasileiro. A equipe recebe o Vasco da Gama neste domingo, às 17h30, no Maracanã, pela 24ª rodada do Brasileirão. Já o Estudiantes volta a campo pela nona rodada do Clausura do Campeonato Argentino na próxima segunda-feira (22), às 19h, quando recebe o Defensa y Justicia no Estádio Jorge Luis Hirschi.

Ficha Técnica

Flamengo 2 x 1 Estudiantes

Competição: Partida de ida das quartas de final da Copa Libertadores

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Data: 18 de setembro de 2025 (quinta-feira)

Horário: 21h30 (de Brasília)

Gols:

  • Flamengo: Pedro, aos 18′ do 1ºT; Varela, aos 8′ do 1ºT
  • Estudiantes: Carrillo, aos 45′ do 2ºT

Cartões:

  • Amarelos: Samuel Lino, Bruno Henrique e Saúl (Flamengo); Farias, Nuñez e Castro (Estudiantes)
  • Vermelhos: Plata (Flamengo)

Arbitragem:

  • Árbitro: Andrés Rojas (COL)
  • Assistentes: Alexander Guzman (COL) e John León (COL)
  • VAR: Nicolas Gallo (COL)

Escalações:

Flamengo: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; De La Cruz, Saúl (Allan) e Arrascaeta (Luiz Araújo); Plata, Pedro (Bruno Henrique) e Samuel Lino (Danilo). Técnico: Filipe Luís.

Estudiantes: Muslera; Gómez, Nuñez, Rodríguez e Arzamendía (Perez); Ascacíbar, Amondarain (Allario), Piovi (Benedetti), Médina (Palacios) e Farías (Castro); Carrillo. Técnico: Eduardo Domínguez.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Prefeitura melhora condições da Rodoviária e do Terminal Urbano

Região

“De saidinha” temporária na região, detento bate na mãe e na irmã

Esportes

Atlético-MG cede empate heroico para o Bolívar na altitude de La Paz

Esportes

Botafogo empata com Mirassol e fica fora do G4 do Brasileirão

Esportes

Palmeiras vence River Plate e conquista vitória crucial em Buenos Aires 

Região

Pompeia bate Assis e se sagra campeão da Copa CIVAP em noite de emoção na Arena