O Clube de Cinema de Marília – CCM traz para outubro uma seleção de filmes premiados. Com curadoria de Fabíola Cunha da FSC Comunicação, o calendário inclui obras que prometem surpreender o público com produções que não integram o circuito comercial.
A programação conta com a exibição de “Problemista“, dirigido e protagonizado por Julio Torres. O longa foi premiado no International Online Cinema Awards (INOCA) de 2024.
O sul-africano “Moffie” de Oliver Hermanus, foi vencedor do prêmio do júri no Festival Internacional de Dublin. A produção francesa “Pequena Mamãe”, dirigida por Céline Sciamma, conhecida pelo filme “Retrato de uma jovem em Chamas” foi selecionado no Festival de Berlim.
Já “Carvão“, dirigido por Carolina Markowicz é uma coprodução entre Brasil e Argentina. Foi selecionado no Festival de Toronto e premiado no Festival do Rio com o melhor roteiro e melhor atriz coadjuvante. O longa “Um Pombo Pousou num Galho Refletindo Sobre a Existência“, dirigido por Roy Andersson, foi premiado no Festival de Veneza e no European Film Awards.
Dirigido por Małgorzata Szumowska, o longa “O Rebanho”, foi selecionado em importantes festivais como o Critics Choice Super Awards; Festival de Londres; Festival de San Sebastián; Festival de Toronto, entre outros.
E, nesse mês, em comemoração ao Halloween, o Clube de Cinema de Marília ainda traz o clássico “O Massacre da Serra Elétrica”. Dirigido por Tobe Hooper, o longa é considerado uma das maiores obras da década de 1970. Foi relançado neste ano, em comemoração aos 50 anos da primeira exibição com cópia restaurada em 4k.
Mais informações sobre a programação e os filmes selecionados, podem ser conferidas no perfil do Instagram do CCM: https://www.instagram.com/clubedecinemademarilia/
Programação outubro no CCM
Participação: Gratuita
Local: Clube de Cinema de Marília – Avenida Sampaio Vidal, 245 (entrada pelo Museu de Paleontologia)
Horário: 20h
=> 5 de outubro (sábado)
Problemista – EUA
Direção: Julio Torres
Sinopse: Nesta comédia surrealista, Alejandro é um aspirante a designer de brinquedos de El Salvador lutando para dar vida às suas ideias incomuns em Nova York. Seu visto está quase vencendo e sua única esperança de ficar no país é ajudar uma artista excêntrica, papel de Tilda Swinton
=> 6 de outubro (domingo)
Moffie – África do Sul
Direção: Oliver Hermanus
Sinopse: Nicholas há muito sabe que é diferente, que há algo vergonhoso e inaceitável nele que deve permanecer oculto, no contexto do apartheid sul-africano.
=> 13 de outubro (domingo)
Pequena Mamãe – França
Direção: Céline Sciamma
Sinopse: Nelly acaba de perder sua avó e está ajudando seus pais a limpar a casa de infância de sua mãe. Ela explora a casa e o bosque ao redor. Um dia, ela conhece uma garota de sua idade construindo uma casa na árvore e as duas descobrem que têm muito mais em comum do que imaginavam.
=> 20 de outubro (domingo)
Carvão – Brasil/Argentina
Direção: Carolina Markowicz
Sinopse: Numa pequena cidade do interior, uma família recebe uma proposta: hospedar um desconhecido em sua casa. Antes mesmo da chegada dele, no entanto, arranjos precisarão ser feitos e a vida em família começa a se transformar.
=> 26 de outubro (sábado)
Um Pombo Pousou num Galho Refletindo Sobre a Existência – Suécia / Noruega
Direção: Roy Andersson
Sinopse: Dois homens estão numa viagem de negócios, vendendo artefatos engraçados. Eles mostram uma percepção sobre o mundo caótico do presente, o passado e o futuro, repletos de sonhos e fantasias.
=> 27 de outubro (domingo)
O Rebanho – Irlanda/Bélgica
Direção: Małgorzata Szumowska
Sinopse: Selah é uma jovem nascida em um culto feminino liderado por um homem misterioso chamado de Pastor. Após participar de um ritual, ela começa a ter visões que a fazem querer fugir de sua própria realidade.
=> 31 de outubro (domingo)
O Massacre da Serra Elétrica – EUA
Direção: Tobe Hooper
Sinopse: Na produção, que se tornou uma referência do terror conta a história de cinco jovens que acabam se perdendo numa estrada do Texas e vão parar numa fazenda decrépita, onde se deparam com uma família de canibais.
Por fim, leia mais O Mariliense