O mês de fevereiro começou nesta quinta-feira (1º) com previsão de altas temperaturas e chuva acima da média em várias regiões do Brasil, segundo meteorologistas. O país, ainda sob forte influência do El Niño, fenômeno que aquece as águas do Oceano Pacífico, enfrentará um calor ainda mais intenso durante o verão. No entanto, espera-se que o El Niño comece a perder força ao longo do mês.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apenas o Norte e alguns estados como Mato Grosso e Goiás devem ter chuvas abaixo da média. Nas demais regiões, a expectativa é de volumes acima do normal para o mês de fevereiro.
No Sudeste, pancadas de chuvas devem provocar transtornos na Grande São Paulo, no Rio de Janeiro e na Grande Belo Horizonte, conforme prevê o Climatempo. Quanto ao carnaval, que se aproxima, a previsão é de tempo instável em quase todas as regiões, com chuvas mais intensas concentradas no centro-norte do país.
O período de pré-carnaval, nos dias 3 e 4 de fevereiro, já deve ser marcado por chuvas em grande parte do Brasil, com exceção das regiões Sul e Nordeste, que não devem enfrentar pancadas significativas.
Para o Sudeste durante o carnaval, os foliões devem enfrentar um tempo abafado, com muita variação de nebulosidade e chuvas frequentes. Já no Sul, o sol deve predominar na maior parte da região, com chuvas isoladas, e alerta de temporais no norte do Paraná.
No Nordeste, há chance de pancadas fortes de chuva e risco de temporais em cidades como Salvador. Em Fortaleza e Recife, o tempo fica abafado, com chuvas frequentes, porém passageiras.
Na Região Norte, as temperaturas ficam elevadas, com possibilidade de chuvas isoladas em alguns pontos. No entanto, os volumes de chuva devem ficar abaixo da média em geral.
Em relação às temperaturas, o mês de fevereiro promete ser acima da média em todo o país, com destaque para áreas como o interior de São Paulo e o extremo leste da região Sudeste, onde os termômetros podem registrar marcas elevadas, ultrapassando os 33ºC em São Paulo e os 38ºC no Rio de Janeiro.
Quanto à chuva, São Paulo e Rio de Janeiro devem enfrentar grandes volumes, especialmente no litoral, com possíveis transtornos à população, principalmente nos horários de pico no fim do dia. Além disso, há alerta especial para o rio Doce, que banha os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, devido aos grandes volumes de chuva esperados.
Nos demais estados e regiões do país, as previsões indicam cenários similares, com variações nas intensidades das chuvas e temperaturas, de acordo com cada localidade. Assim, o Brasil se prepara para um mês de fevereiro marcado por mudanças climáticas significativas em todo o seu território.
Por fim, leia mais O Mariliense