A hotelaria nacional segue registrando bons números durante a retomada do turismo no Brasil. Prova disso é que os hotéis de alguns destinos do país tiveram até 95% de seus quartos ocupados durante o feriado prolongado da Proclamação da República (15.11), como foi o caso de Foz do Iguaçu (PR) e Rio de Janeiro (RJ). O índice também foi positivo em todo o estado de Alagoas, com 94%, e no Ceará, que registrou 90% de taxa de ocupação no período.
Segundo o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, os bons índices refletem na economia nacional, já que há a expectativa de geração de quase meio milhão de empregos durante a temporada de verão. “Esses dados nos animam para a temporada de férias que está por vir. Com uma maior demanda, os hotéis buscarão mais mão-de-obra e, consequentemente, mais empregos serão gerados para a população brasileira. Além disso, o número reflete em outros segmentos da economia, já que movimentamos cerca de 52 setores ao todo”, disse.
Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) apontou que as capitais praianas da Região Nordeste registraram, em média, 70% de ocupação hoteleira. O destaque foi para a capital alagoana, Maceió, que teve 92,5% dos hotéis preenchidos, e Fortaleza (CE), que contabilizou 90% de seus quartos ocupados. Ainda no Nordeste, os Lençóis Maranhenses e a Região do Delta do Parnaíba ficaram com taxa de 83,6%.
Partindo para o Sudeste, a Baixada Santista (SP) teve 85% de ocupação, mesmo índice de Arraial do Cabo (RJ) e Armação de Búzios (RJ). Outras cidades fluminenses como Cabo Frio e Paraty, registraram 90% cada. Na Região Sul, os empreendimentos hoteleiros de Balneário Camboriú (SC) e do litoral norte gaúcho tiveram cerca de 90% de ocupação.
Por fim, leia mais O Mariliense
Fonte: Ministério do Turismo