Fatec Pompeia Shunji Nishimura promove Aula Magna do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Inteligentes

Como forma de demarcar oficialmente o início do semestre letivo da primeira turma do curso superior de Tecnologia em Sistemas Inteligentes — inédito no Brasil e criado numa parceria entre o Governo de São Paulo e a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia — a Fatec Pompeia Shunji Nishimura promoveu nesta quarta-feira, 19 de março, Aula Magna reunindo especialistas para discutir os avanços e desafios das tecnologias emergentes, oportunidades de pesquisa e inovação e segmentos de mercado no âmbito da área de Sistemas Inteligentes no Brasil.

A programação teve início às 19h com a recepção dos participantes e a realização de um Welcome Coffee, ocasião que proporcionou um momento de integração entre alunos, professores, empresários, empreendedores, pesquisadores e convidados.

O primeiro painel da aula magna, intitulado “4 Gaps da Inovação: a IA como ponte para o Futuro”, foi conduzido por Harold Schultz Neto, Chief AI Officer da MakeOne e empreendedor com vasta experiência em projetos de inovação. Com um histórico de mais de 150 iniciativas desenvolvidas para empresas globais, como Amazon e Cisco, Schultz Neto compartilhou com o público a sua visão sobre como a IA pode superar os principais desafios da inovação, trazendo exemplos práticos e insights adquiridos em centros tecnológicos como Vale do Silício, Londres e Berlim.

Na sequência, o Dr. João Paulo Papa, professor titular junto ao Departamento de Computação da UNESP Bauru, palestrou no painel “Inteligência Artificial: Como era, Como é e Como será?”. Com experiência acadêmica internacional, incluindo pós-doutorados em Harvard e no Massachusetts Institute of Technology (MIT), o palestrante abordou a evolução da aplicação e pesquisa de IA na área de Sistemas Inteligentes e as perspectivas para o futuro, destacando técnicas de aplicabilidade e avanços previstos nos próximos anos.

No encerramento do evento, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com os palestrantes durante a sessão de Coffee e Networking, promovida para beneficiar a troca de experiências e o aprofundamento dos temas discutidos.

De acordo com a Profa. Marisa Faulin, diretora da Fatec Pompeia, a Aula Magna teve como objetivo proporcionar uma imersão valiosa para os estudantes e profissionais interessados no universo da área de Sistemas Inteligentes, destacando a relevância dessas tecnologias na transformação digital e na inovação do mercado de trabalho.

“Nosso compromisso é formar profissionais preparados para os desafios do futuro, e isso passa por uma educação que una teoria e prática. Eventos como este permitem que os alunos compreendam tanto as tendências acadêmicas quanto as demandas reais do setor produtivo, ampliando suas perspectivas e oportunidades profissionais”, enfatiza.

Para o Prof. Ricardo Favan, coordenador do curso superior de Tecnologia em Sistemas Inteligentes, o sucesso de procura no vestibular 2025 demonstra a perspectiva assertiva do Governo de São Paulo na criação do curso. “Em seu primeiro vestibular, o curso de Tecnologia em Sistemas Inteligentes da Fatec ficou entre os mais concorridos no vestibular do Centro Paula Souza no estado de São Paulo, a escolha do Governo de São Paulo em trazer o primeiro curso dessa área no Brasil para Pompeia reforça o papel protagonista do no nosso ecossistema no segmento de tecnologias aplicadas ao mercado do agro, da saúde e da Indústria 4.0”, destaca.

O curso de Tecnologia em Sistemas Inteligentes da Fatec iniciou o semestre já com grandes parceiros como o Grupo Jacto, Dell, Google Cloud, CIAg, MakeOne, Microsoft, Sebrae,  Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (Asserti), entre outras.

“Os alunos ingressantes, desde o início das aulas, estão tendo acesso a programas de complementação de formação com a parceria com o Google, Grupo Jacto e CIAg, projetos de pesquisa e inovação com grandes empresas e instituições de ciência e tecnologia e programas de empreendedorismo e inovação aberta com a parceria da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.”, conclui o coordenador do curso de Tecnologia em Sistemas Inteligentes.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Manutenção programada da CPFL pode causar intermitências no abastecimento de água no Sistema Peixe

Esportes

Flamengo vence Santos em jogo eletrizante no Maracanã, com drama no final

Região

Programa “A União Faz a Vida” destaca boas práticas na educação municipal de Pompeia

Brasil

Banco Central estabelece regras para o mercado de criptoativos

Marília

Emdurb realiza mudanças no trânsito da Rua Bassan e da Avenida Dr. Calim Gadia

Brasil

Paraná registrou três tornados com ventos de até 330 km/h