Escolas estaduais de SP têm até 12 de agosto para se inscrever na Olimpíada Nacional de Ciências

Escolas estaduais de SP têm até 12 de agosto para se inscrever na Olimpíada Nacional de Ciências

As escolas da rede estadual de São Paulo têm até a próxima terça-feira (12) para inscrever seus estudantes na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2025, uma das maiores competições científicas do país. A participação é gratuita e voltada a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, incluindo estudantes do itinerário formativo da Educação Técnica Profissional e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições devem ser feitas no portal onciencias.org. Até o fim desta semana, mais de 60 mil alunos da rede estadual já estão inscritos na ONC.

Neste ano, a Olimpíada tem como tema central “Oceanos”. A ideia é que os participantes explorem a biodiversidade marinha, o ciclo da água e o papel dos mares no equilíbrio climático e na sustentabilidade do planeta. A competição é organizada por cinco importantes instituições científicas, entre elas, o Instituto Butantan, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a Sociedade Brasileira de Física.

A primeira fase será realizada no formato online nos dias 14, 15 e 16 de agosto, com questões objetivas de múltipla escolha. Os classificados participarão da segunda fase nos dias 11 e 12 de setembro, com provas dissertativas. Os melhores colocados recebem certificados, medalhas e participam de premiação que, neste ano, tem uma novidade no estado de São Paulo.

“Embora a Olimpíada de Ciências não seja organizada pela Seduc-SP, firmamos uma parceria com a organização para realizar uma premiação presencial para os nossos estudantes medalhistas. Por isso, queremos alcançar o maior número possível de participantes”, explica Rodrigo Fernandes, professor e membro da equipe da Coordenadoria de Ensino Médio, da Subsecretaria Pedagógica da Educação de SP. 

Fernandes avisa ainda que este é o primeiro ano que a Olimpíada integra a categoria “kids”, voltada aos alunos menores, do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Medalha de ouro e novas descobertas

Na Escola Estadual Aristides de Castro, em São Paulo, a Olimpíada tem ajudado a descobrir talentos e a fortalecer os vínculos entre alunos e professores. Em 2024, a escola conquistou uma medalha de ouro com a estudante Lays Campos Nery, então no 7º ano e hoje matriculada no 8º ano do Ensino Fundamental.

“A participação em olimpíadas estimula o fortalecimento da relação entre professor e aluno. O estudante passa a enxergar as suas professoras e professores como parceiros no seu projeto de vida”, afirma o professor Tiago Henrique Pereira da Silva, coordenador da área de Ciências da Natureza e Matemática na escola.

Neste ano, a unidade vai participar com 150 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. O professor avisa que a participação acontece a partir de decisão de cada aluno. “Acreditamos que a adesão voluntária é mais inclusiva, acolhedora e permite descobrir talentos ocultos. Os alunos estão se preparando com sugestões de leitura, vídeos educativos e provas anteriores da ONC. É uma construção que envolve toda a equipe”, diz o professor.

Estímulo à ciência e ao protagonismo

Já na Escola Estadual Ibrahim Nobre, localizada na zona sul da capital paulista, a ONC tem sido parte do calendário pedagógico. A escola já participou das edições anteriores e, em 2025, terá 126 estudantes do Ensino Médio na competição.

“Estar nessa competição é importante porque ela estimula o pensamento científico e aproxima os estudantes das áreas de pesquisa e inovação. É uma oportunidade de reconhecer talentos e incentivar o protagonismo juvenil”, destaca o professor de química e biologia da escola Ibrahim, Pedro Henrique da Silva Fernandes.

O professor conta que o fato de a escola apoiar a participação em olimpíadas externas, assim como a dedicação nas competições da Secretaria da Educação, como a Olimpíada de Matemática (Omasp) e Olimpíada Interpreta SP (Olisp), tem rendido frutos. “Já tivemos medalhistas em edições anteriores da ONC e isso mostra que, com atenção e esforço, é possível obter ótimos resultados. Os alunos estão se preparando com muita dedicação, usando provas anteriores, revisões, plataformas digitais e estudos em grupo. O clima é de entusiasmo por aqui”, completa.

Para o professor, a Olimpíada pode transformar a forma como os alunos veem a área de Ciências da Natureza. “Muitos passam a se interessar mais pelas aulas e até consideram seguir carreira científica. Quando eles conquistam medalhas, o interesse se multiplica. É uma experiência marcante para todos.”

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