Criada em 2009, a partir da celebração de um convênio entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (SENAI-SP) e a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT) — instituição de educação e inovação, que integra diversas unidades de ensino e pesquisa, abrangendo da educação infantil ao ensino superior e técnico — a Escola Senai “Shunji Nishimura” celebra seu 16º ano de funcionamento com a conquista do nível máximo de maturidade no Sistema de Avaliação da Gestão Escolar (SAGE), iniciativa do Departamento Nacional do Senai que avalia o desenvolvimento da gestão escolar em todas as unidades da instituição no Brasil.
Com aplicação anual, o SAGE é um instrumento de análise de aderência das práticas e dos indicadores de gestão de desempenho adotados pelo Senai, considerando as particularidades de cada escola de acordo com seu porte e produção. A avaliação contempla quatro dimensões estratégicas essenciais: Atendimento ao Mercado, Qualidade Educacional, Eficiência Operacional e Transformação Digital, aspectos mensurados por meio de 13 indicadores estratégicos, que posicionam as escolas em níveis de maturidade que vão do estágio inicial (Maturidade 1) até o estágio avançado (Maturidade 5). Das 525 unidades avaliadas em todo o Brasil, apenas 54 – o equivalente a 10,3% – atingiram o nível mais alto de maturidade.
Localizada na cidade de Pompeia – SP, a Escola Senai “Shunji Nishimura” foi contemplada com uma avaliação que a posicionou no estágio de maturidade grau 5, na mais recente edição do SAGE. Segundo o Prof. Ronaldo Sotrate, diretor do Senai Pompeia Shunji Nishimura, o resultado reforça o compromisso da Escola Senai “Shunji Nishimura” com a educação profissional e a gestão de excelência. “Este resultado é muito importante para todos os colaboradores da Escola Senai “Shunji Nishimura”, pois evidencia e reconhece todo o eficiente trabalho de gestão e a excelência educacional que são obtidos por meio de muito planejamento, esforço, foco e comprometimento”, enfatiza.
O superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Elvis Fusco, comemora o reconhecimento. “O Senai Shunji Nishimura se destaca na formação profissional apresentando a metodologia educacional baseada em competência e na Filosofia Imaginal, sendo a única unidade Senai a ter o ensino médio, a parceria com a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e Grupo Jacto potencializa os resultados de estrutura empregabilidade, essa parceria é referência e esse resultado, que posicionou o Senai Pompeia entre os 10% de maior maturidade no país, nos mostra que estamos no caminho certo”, destaca Fusco.