Os carnês do IPTU já estão sendo distribuídos em Pompeia. E os moradores estão assustados com o tamanho do aumento. Segundo apurado, têm imóveis que foram corrigidos em 300%.
Apesar da Prefeitura negar o reajuste, o aumento se deu em razão da aprovação da Lei 2.956, de 30 de dezembro de 2020, que criou as Zonas Fiscais no Município. Com isso, a cidade foi dividida em regiões e cada local passou a ter uma faixa diferenciada de cobrança do IPTU e, na prática, o reajuste foi muito alto.
O aumento é considerado muito acima do razoável e uma forma de corrigir o IPTU sem reajustar a tabela de valores. Para muitos a medida era necessária, no entanto, este não era o momento adequado e a população não estava preparada para desembolsar tanto dinheiro, sem ao menos ser avisada.
No dia da votação deste Projeto de Lei, vereadores divergiram e alertaram que o aumento do IPTU seria sentido pelas famílias. À época vereadores oposicionistas criticaram a falta de transparência e de informações do Projeto, que foi lido e votado em sessão extraordinária, no mesmo dia.
O Projeto de Lei é de autoria da prefeitura de Pompeia e foi aprovado pelos vereadores Adriana Borrasca, Nê Fernandes, Valdir Cervelin, Rodolfo Marino e Dê Bolachinha. Foram contrários, os vereadores Carlos Rogério, Luiz Pazin, Vanderlei Ribeiro e Zé Pereira.
Por fim, leia mais O Mariliense