Cerca de 40 funcionários de uma empresa de comunicação visual em Pirajuí (SP) foram surpreendidos ao retornarem ao trabalho nesta segunda-feira (24) e encontrarem o local completamente vazio e revirado. O grupo, diante da situação inesperada, registrou um boletim de ocorrência e acionou o Ministério Público do Trabalho (MPT), que irá investigar o caso.
Inicialmente, os empregados suspeitaram que a empresa havia sido alvo de furto. No entanto, a preocupação aumentou ao perceberem que os proprietários também haviam desaparecido e que os salários estavam atrasados.
A empresa Inovarte Comunicação Visual já enfrentava dificuldades financeiras, com atrasos salariais frequentes e dívidas com fornecedores. Segundo informações do site da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, a empresa possui uma dívida de R$ 434,8 mil, majoritariamente decorrente do não pagamento do ICMS.
O Ministério Público do Trabalho confirmou que, em 2022, firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a Inovarte devido a demissões sem o pagamento de verbas rescisórias. Na época, a empresa cumpriu as obrigações previstas no acordo. No entanto, com as novas denúncias, o TAC pode ser reaberto para novas averiguações.
A Prefeitura de Pirajuí, proprietária do prédio onde a empresa funcionava, também está apurando a situação.