Em sua terceira secretaria, PH vai liderar ajuste fiscal a pedido de Diogo
Conhecido por lançar o CLA, o Posto Social de Paulópolis e o Projeto CUIDAR, ele tem agora a missão de segurar as finanças municipais.
A transferência do advogado e sociólogo Paulo Henrique Barbosa, do Departamento de Higiene e Saúde (DHS) para a Secretaria de Finanças da Prefeitura de Pompéia, atendeu a um pedido pessoal do prefeito Diogo Ceschim feito há duas semanas. A proposta foi para que o secretário se mudasse para a Prefeitura para coordenar um diagnóstico das contas municipais e implementar um plano rigoroso de ajuste fiscal.
Na primeira semana de janeiro, Diogo editou um decreto de reestruturação financeira e administrativa e passou a dar várias declarações públicas de que se prepara para um ano difícil do ponto de vista econômico, que será o maior desafio de sua gestão.
PH, como é conhecido, assessorou Diogo e Carlos Rogério na elaboração do plano de governo na campanha de 2024 e, após as eleições, foi coordenador da Equipe de Transição.
Iniciou 2025 como secretário de Desenvolvimento Social e Econômico, período em que lançou o CLA (Centro de Longevidade Ativa) e o Posto Social de Paulópolis. Liderou uma reestruturação que separou a assistência social e o Fundo Social e foi recomendada por técnicos do governo do Estado como modelo para outros municípios.
Em maio, assumiu o DHS. Sua gestão foi marcada pela realização de um diagnóstico estratégico da saúde municipal realizado por uma consultoria especializada, pelo avanço em direção ao estabelecimento de fluxos e protocolos técnicos e pela implantação do sistema e-SUS para aumentar a captação de recursos federais para a saúde de Pompéia.
O superintendente também lançou o Projeto CUIDAR – Clínica Multiprofissional de Atenção à Dor, primeiramente com foco em pessoas com câncer e depois expandido para todas as dores crônicas.