Dor de Cabeça: Os Segredos da Toxina Botulínica contra Enxaquecas em Crianças e Adultos

dor de cabeça e a enxaqueca afetam milhões de pessoas em todo o mundo, impactando negativamente a na qualidade de vida e a produtividade. Para muitos, a busca por um tratamento eficaz parece um quebra-cabeça sem solução.

Mas, uma nova peça ja esta mudando esse cenário: A Toxina Botulínica nos tratamentos de Dores de cabeça,  enxaquecas e outros tratamentos dentro da Neurologia.

Eficácia Comprovada:

Diversos Estudos científicos  já demonstram que a toxina botulínica é eficaz na redução da frequência, intensidade e duração das crises de dores de cabeça e enxaquecas,  reduzindo em até  50% o número de dias e intensidade da dor de cabeça em pacientes com enxaqueca crônica. O protocolo PREEMPT (Phase III Research Evaluating Migraine Prophylaxis Therapy) é um estudo clínico realizado para avaliar a eficácia e a segurança do uso de toxina botulínica (Botox) no tratamento da enxaqueca crônica.

Essa pesquisa consistiu em dois estudos clínicos randomizados, duplo-cegos e controlados por placebo, envolvendo pacientes que sofriam de enxaqueca crônica. O protocolo PREEMPT foi fundamental para estabelecer a eficácia do Botox como uma opção terapêutica para essa condição.

HISTORIAS DE SUCESSO:

Ana, 35 anos, sofria com enxaquecas crônicas há mais de 10 anos. As crises eram tão fortes que a obrigavam a se afastar do trabalho e das atividades sociais. Depois de tentar diversos tratamentos sem sucesso, Ana decidiu experimentar este metodo , cujos resultados desses estudos mostraram que a aplicação de Botox em pontos específicos da cabeça e pescoço podem reduzir significativamente a frequência e a intensidade das crises de enxaqueca em pacientes que não respondem adequadamente a outros tratamentos.
Após três meses de tratamento, as crises de enxaqueca diminuíram significativamente em frequência e intensidade. Ana finalmente conseguiu retomar sua vida normal.

COMO FUNCIONA:

Dra. Gladys Arnez, Neurologista e especialista em Doenças do Neurodesenvolvimento e no uso de Toxina Botulínica na Neurologia explica que geralmente, o protocolo PREEMPT envolve a aplicação de múltiplas injeções de Botox em pontos estratégicos da cabeça e do pescoço a cada 12 semanas, com o objetivo de prevenir o surgimento das crises de enxaqueca.

“A Toxina Botulínica é uma ferramenta poderosa no combate à dor de cabeça e à enxaqueca. É um tratamento seguro e eficaz que pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, completa a Dra. Gladys Arnez, que possui grande experiência não só no metodo com uso da Toxina Botolinica para enxaquecas, como para outros tratamentos como a Paralisia Cerebral.

É importante ressaltar que o uso de Botox para o tratamento da enxaqueca crônica deve ser realizado por profissionais de saúde qualificados e sob prescrição médica, uma vez que o procedimento envolve a aplicação de uma substância neurotóxica- diz a médica.

Por fim, o protocolo PREEMPT foi um marco importante no avanço do tratamento da enxaqueca crônica e no reconhecimento da toxina botulínica como uma opção terapêutica eficaz para essa condição, além do impacto econômico da dor de cabeça e da enxaqueca é significativo, com perdas de produtividade e custos com tratamento, completa Dra. Gladys.

BENEFÍCIOS: 

Enxaqueca Crônica: Redução da frequência e intensidade das crises., ou seja, que têm mais de 15 dias de dor de cabeça por mês. Também pode ser usado para tratar outros tipos de dores de cabeça, como dores de cabeça tensionais e dores de cabeça em salvas.

Dores de Cabeça Tensionais: Alívio da dor e redução da frequência.

Outras dores de cabeça: A toxina botulínica pode ser usada para tratar outros tipos de dores de cabeça, como dores de cabeça cervicogênicas e dores de cabeça em salvas.

QUAIS OS EFEITOS COLATERAIS:

Os riscos da toxina botulínica são geralmente leves e transitórios. Eles podem incluir:

• Dor no local da injeção
• Inchaço
• Rosto vermelho
• Dor de cabeça
• Náusea
• Em casos raros, Reação alérgica

QUEM PODE SE BENEFICIAR DA TOXINA BOTULÍICA?

A Dra, Arnez, explica que a toxina botulínica, conhecida por seus usos estéticos, tem se mostrado uma ferramenta poderosa no combate à dor de cabeça e à enxaqueca. Não é a cura, mas a eficácia é comprovada. – completa a Dra. Gladys Arnez. Adultos de qualquer idade podem se beneficiar do tratamento e crianças, depois de passar por uma avaliação rigorosa com um neurologista ou um neuropsiquiatra.

COMO É REALIZADO O PROCEDIMENTO E EM QUANTO TEMPO É FEITO?

A toxina botulínica atua bloqueando a liberação de neurotransmissores que contribuem para a dor, como a serotonina e a calcitonina gene-related peptide (CGRP). Além disso, a toxina botulínica pode ajudar a relaxar os músculos da face e do pescoço, que também podem estar envolvidos na dor de cabeça.A aplicação é segura e eficaz.

toxina botulínica é aplicada em pontos específicos da cabeça, ombros e do pescoço. O procedimento é feito em consultório e leva cerca de 30 minutos. A duração dos efeitos do procedimento, é de em media de 3 meses.

toxina botulínica atua bloqueando a liberação de acetilcolina, relaxando os músculos da face e da cabeça, reduzindo a dor e a frequência das crises.

Obs: Se você sofre com dor de cabeça ou enxaqueca, converse com seu médico sobre a toxina botulínica. Certamente será para você, uma luz no fim do tunel. Uma nova esperança, pois só quem sabe o que é  viver com enxaqueca, sabe da importância de um tratamento inovador feito  por um especialista respeitado.

Por fim, leia mais O Mariliense

Veja também...

Rolar para cima