Documentário sobre a primeira seleção feminina de futebol do Brasil tem exibição gratuita nesta quinta-feira

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria da Cultura de Marília, em parceria com o Museu da Imagem e do Som, por meio do Programa Pontos MIS, apresenta nesta quinta-feira, 23/10, às 20h, sessão especial de cinema, com exibição do filme “As Primeiras”, documentário que retrata a vida de um grupo de mulheres que vivem nos subúrbios do Rio de Janeiro, com aproximadamente 60 anos e guardam um passado comum: são a base da primeira seleção feminina de futebol do Brasil.
 
A sessão é gratuita e acontecerá na Sala Municipal de Projeção do CCM “Emílio Pedutti Filho”, que fica no Complexo Cultural Braz Alécio – lozalizado na Avenida Sampaio Vidal, 245 , piso superior.
 
Pontos MIS é um programa de difusão audiovisual do Museu da Imagem e do Som. Em Marília, com parceria com a Secretaria Municipal da Cultura promove exibições de filmes, oficinas e exposições.
 
O Filme:
 
As Primeiras – Ano: 2024; País: Brasil; Duração: 1h17min; Classificação: 12; Direção: Adriana Yañez.
 
O documentário retrata a vida de um grupo de mulheres que vivem nos subúrbios do Rio de Janeiro, estão perto dos 60 anos e guardam um passado comum: são a base da primeira seleção feminina de futebol do Brasil. Quando elas c

omeçaram a jogar, o esporte era proibido para mulheres. As experiências vividas em viagens pelo mundo jogando futebol com a camisa da seleção nos anos 80 e 90, porém, não garantiu a elas nenhuma notoriedade. Suas histórias nunca foram contadas e o retorno financeiro que receberam na época foi irrisório. Cada uma encontrou novos caminhos e novos sentidos pra rotina depois que a vida dentro do campo foi interrompida. A maioria vive hoje de trabalhos informais, como vendedora ambulante, Uber, churrasqueira, pedreira e treinadora de futebol em projetos sociais.
 
O filme acompanha de modo intimista a rotina de cada uma delas atualmente, refletindo para onde foram os planos sonhados, como lidam com a memória, escolhas e envelhecimento.
 
Além do dia a dia, acompanhamos também os encontros do grupo para jogar uma pelada e assistir aos consecutivos jogos do Brasil na Copa do Mundo Masculina (2022). A televisão torna-se um dispositivo para comentários, emoções e histórias. O laço de uma amizade de décadas se apresenta através de um cuidado mútuo cheio de afeto e muito humor ácido, subvertendo com coragem e irreverência o apagamento da importância das primeiras jogadoras da seleção no país do futebol. (Via Olé Produções)
 
Foto: Divulgação

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Região

Pompeia marca presença na maior feira de empreendedorismo do país

Brasil

Festival reúne lideranças femininas mundiais no Rio

Marília

Documentário sobre a primeira seleção feminina de futebol do Brasil tem exibição gratuita nesta quinta-feira

Marília

Equipe de Marília participa da 4ª Conferência de Conselhos Tutelares em Garça

Marília

Marília participa de Encontro Estadual de Vigilância Socioassistencial, em São Carlos

Marília

Novos membros do Conselho Municipal da Juventude tomam posse para triênio 25-28