Dia Mundial do Bordado: SP Produz impulsiona economia e tradição têxtil de Ibitinga

Dia Mundial do Bordado: SP Produz impulsiona economia e tradição têxtil de Ibitinga

Nesta quarta-feira, 30 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Bordado, uma atividade fundamental para a economia de Ibitinga, no interior de São Paulo. A cidade se destaca nacionalmente pelo setor, com a Cadeia Produtiva Local (CPL) Bordados de Ibitinga, apoiada pelo programa SP Produz, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE).

Em 2024, a CPL foi contemplada com recursos do programa, que estão sendo investidos em projetos voltados ao turismo, capacitação de empresários, pesquisas de opinião e ações de comunicação e marketing e promoção de eventos, como a realização do 1º Festival do Enxoval de Ibitinga, que reuniu mais de 200 lojas da cidade, em maio deste ano.

“Somos muito fortes na venda online, mas queríamos trazer as pessoas de volta para cidade, retomar a atratividade turística de Ibitinga; por isso desenvolvemos ações como o Festival do Enxoval e uma campanha massiva na TV e online”, destaca Janaina Fabri Pasqualini, representante da CPL da cidade e vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Ibitinga.

O bordado é uma tradição que atravessa gerações em Ibitinga e que, em 2019, garantiu ao município o reconhecimento como Capital Nacional dos Bordados e Enxovais. A técnica chegou à cidade na década de 1930, inicialmente restrita a uma atividade doméstica. Contudo, com a crise do café no início do século 20, muitas pessoas passaram a bordar para complementar a renda familiar, conferindo à atividade um novo valor econômico.

Muito além da produção têxtil reconhecida nacionalmente — Ibitinga reúne aproximadamente 499 empresas especializadas nesse nicho —, a região carrega histórias bordadas com identidade e muito afeto. Um desses relatos é o de Valdecir da Silva, 56 anos, turismólogo e artesão da Casa da Bordadeira de Ibitinga, que aprendeu a bordar aos 12 anos e hoje é parte viva da memória local.

“O bordado sempre fez parte da minha família: primas, tias e outros parentes bordavam também. Comecei com minha mãe, que era desfiadeira, mas achei que demorava demais e fui para o bordado”, relembra Valdecir. “O bordado daqui é o ator principal que transforma matéria-prima em obra de arte”, destaca o artesão.

Desde 1974, o município realiza anualmente a tradicional Feira do Bordado, considerada um dos maiores eventos do setor no Brasil e que integra o calendário turístico oficial do Estado de São Paulo, atraindo milhares de visitantes de todo o país.

“A Feira do Bordado é o maior evento da cidade. Tivemos uma pausa de três anos por conta da pandemia, mas, neste ano, já notamos um aumento significativo no número de visitantes. Em termos técnicos e estéticos, a estrutura também evoluiu bastante, graças ao fomento que recebemos”, afirma Janaina Fabri Pasqualini, vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Ibitinga.

Desde 1974, o município realiza anualmente a tradicional Feira do Bordado, considerada um dos maiores eventos do setor no Brasil.

SP Produz

Lançado em junho de 2024, o programa SP Produz tem como objetivo fortalecer as cadeias produtivas locais de São Paulo, estimulando a auto-organização de aglomerações produtivas setoriais e promovendo o desenvolvimento econômico regional. No primeiro edital, foram 95 CLPs reconhecidas divididas em quatro graus de maturidade: Aglomerado Produtivo, CPL em Desenvolvimento, CPL Consolidada e CPL Madura. Este ano, um novo edital de reconhecimento de cadeias está em andamento.

O post Dia Mundial do Bordado: SP Produz impulsiona economia e tradição têxtil de Ibitinga apareceu primeiro em Agência SP.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Veja também...

01-jp-2025
Baixada-no-topo
00058616
WhatsApp-Image-2024-06-06-at-19.05.11
veiculos
festival
palacio-bandeirantes-home-1
FotoJet-12-1
Provao-paulista-ensino-medio-1
Rolar para cima