Detentos da região de Marília e Bauru são flagrados com drogas e celulares após retorno da saída temporária

A região de Marília e Bauru registrou flagrantes de mais de 25 presos beneficiados pela saída temporária de fim de ano, que tentaram retornar às penitenciárias portando materiais ilícitos, como drogas, celulares e equipamentos eletrônicos.

As saídas temporárias, concedidas pela Justiça para promover a ressocialização de detentos do regime semiaberto, ocorreram entre 23 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025. Apesar da proposta de reintegração social, as tentativas de burlar as regras foram detectadas durante revistas realizadas nos Centros de Progressão Penitenciária (CPPs) I, II e III de Bauru, além das penitenciárias de Marília e Taquarituba.

Nos CPPs de Bauru, policiais penais interceptaram 25 presos portando 893 gramas de maconha distribuídas em 325 porções, 110 gramas de cocaína, 37 aparelhos celulares, 14 placas de celular, 37 chips telefônicos, 10 fones de ouvido, cinco cartões de memória, pacotes de massa adesiva, capacitores eletrônicos e uma quantia em dinheiro. Em um dos casos, um detento precisou ser levado ao hospital de Bauru para a retirada de drogas escondidas no intestino.

Na penitenciária de Marília, outro preso foi pego com 25 porções de maconha totalizando 142 gramas. Já em Taquarituba, agentes identificaram 15 pacotes contendo 28 gramas de maconha ocultados no corpo de um detento.

Sobre as Saídas Temporárias

O benefício da saída temporária é regulamentado pela Lei de Execução Penal e tem como objetivo reforçar a ressocialização dos presos em regime semiaberto, permitindo que mantenham vínculos com o mundo externo.

Os detentos que têm direito ao benefício devem apresentar boa conduta, ter cumprido ao menos 1/6 da pena se forem primários ou 1/4 se reincidentes. Eles podem usufruir de até quatro saídas por ano, cada uma com duração de sete dias, conforme o calendário estipulado pelo Poder Judiciário.

Apesar do propósito de reintegração, episódios como os flagrados na região reforçam os desafios de controle e segurança nas unidades prisionais durante o retorno dos beneficiados.

Leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Variedades

RedeTV! prepara transmissão multiplataforma do “Brasil Ladies Cup 2025”

Região

6ª Conferência Municipal de Saúde acontece na próxima quarta-feira (24)

Brasil

Vendas de produtos de alumínio crescem 3%; exportações caem 11%

Marília

Prefeitura de Marília realiza formatura do programa “Caminho da Capacitação” com presença do governador Tarcísio de Freitas

Marília

Secretaria de Assistência Social e Cidadania representa Marília na 5ª Assembleia da Frente Paulista / COEGEMAS-SP

Marília

Saúde: Marília está em estado de alerta máximo para o Sarampo