Desafios de ensinar: a profissão de professor e as mudanças atuais

DIA DO PROFESSOR

No mês em que se comemora o Dia do Professor (15), profissional responsável por educar e formar cidadãos, Ana Paula Ducatti, docente do Senac Marília, ressalta o trabalho desafiador e complexo de cada um que se propõe a ensinar. Com a mudança de perfil dos estudantes, o professor deixou de ser aquela pessoa que foca apenas no conhecimento teórico e passou a participar ativamente da transformação de seus alunos.

Ana Paula avalia que a atuação profissional de um educador implica também em desenvolver cidadãos com olhar crítico e embasados por valores e princípios que serão o diferencial da sua vivência. “Hoje, o processo de formação deve ser integral e o professor precisa estar bem colocado e com habilidades desenvolvidas. É fundamental conhecer a história do aluno como um todo, focar na formação levando em consideração suas experiências, vivências pessoais e o contexto no qual está inserido.”

A docente acrescenta ainda que o professor deixou de ser um multiplicador de conhecimento e passou a ser um mediador, aquele que indica caminhos e possibilidades. “Esse novo papel está apoiado nas mudanças impostas por diferentes situações e que espera desses futuros cidadãos bases sólidas para enfrentar os desafios da vida adulta e profissional.”

Embora a estrutura de ensino convencional já apresentasse sinais de incompatibilidade com os avanços da vida moderna, a mudança de perfil na atuação dos ‘mestres’ foi acelerada com a pandemia, que ajudou a diferenciar o olhar sob a educação e os processos de ensino, fazendo da tecnologia uma aliada.

“A pandemia deixou mais evidente que estruturas tradicionais e pouco flexíveis precisavam ser reformuladas. A tecnologia se impôs e mostrou o quanto alguns processos estavam no automático, desmitificando novos formatos e ferramentas. Isso ajudou a mudar a forma como se vê a educação”, considera Ana Paula.

Diante de tantas mudanças, cabe ao professor encontrar uma sintonia com o aluno neste novo contexto e lhe mostrar que o processo de aprendizagem é prazeroso. “O papel do professor está em formar alunos para que sejam profissionais qualificados, mas, principalmente, cidadãos que sabem discernir”, pontua a docente.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

SP: Uma pessoa morre e 40 se ferem em queda de estrutura durante festa

Esportes

Empate sem gols marca confronto recheado de polêmicas entre Internacional e Atlético-MG 

Esportes

Palmeiras vence Juventude e retoma liderança isolada do Brasileirão

Região

Acidente nesta manhã de segunda (03) em Pompeia envolve veículo da Prefeitura de Iacri

Região

Pompeia lança o Prêmio de Inovação na Gestão Pública em duas categorias

Região

Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia é contemplada com Prêmio Kiyoshi Yamamoto