Os órgãos da Defesa Civil de Marília e do Estado de São Paulo utilizaram pela primeira vez em Marília nesta quinta-feira, dia 26 de dezembro de 2024, uma importante ferramenta de alerta e prevenção denominada ‘cell broadcast’. A transmissão via celular consiste num método de envio simultâneo de mensagens para vários usuários de uma área definida.
De acordo com as informações do coordenador da Defesa Civil em Marília, Adilson Simão, assim que a central de informações identificou o risco de movimentos de massa os dois órgãos, em decisão conjunta, providenciaram o disparo com orientações e instruções de segurança aos celulares de Marília e região.
“Até então a situação vinha sendo classificada como moderada, contudo a partir de novo relatório do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – que detectou cenário de risco geológico alto, destacando o potencial de deslizamentos devido às condições meteorológicas desfavoráveis e ao acúmulo de chuvas na região de Marília – decidimos adotar o sistema ‘cell broadcast’”, comunicou.
Os alertas começaram a chegar aos celulares depois das 21 horas com instruções claras e objetivas, ressaltando a situação de alerta e que as informações oficialmente vinham da Defesa Civil. ‘Chuvas fortes persistem em Marília com risco alto para deslizamentos nas áreas de risco. Mantenha-se em local seguro’, instruiu o comunicado. A Prefeitura Municipal de Marília e a Defesa Civil possuem um plano de contingência emergencial que pode ser acionado a qualquer momento em caso de risco. Da mesma forma, o Município está conectado com a Defesa Civil do Estado de São Paulo. Este mesmo sistema, o ‘cell broadcast’, foi utilizado em outras regiões do Estado, inclusive no Litoral, e resultou em prevenções.
Com relação à chuva noturna de quinta-feira, dia 26, além da avaliação do risco geológico, foram identificados pontos de instabilidade com chuvas intensas que se deslocaram para Marília. O ‘cell broadcast’ acionado pela primeira vez em Marília desde que o sistema foi implantado pelo atual Governo do Estado de São Paulo teve como objetivo orientar as pessoas da cidade a reduzir exposição à área de risco e ampliar a segurança da população.
Cadastro de celular na Defesa Civil
Para receber estes e outros alertas da Defesa Civil em seu celular é muito fácil e prático. Basta enviar SMS com o CEP da sua região para o número 40199. A Defesa Civil responde com mensagem de confirmação do seu cadastro e a partir deste momento você passa a receber alertas periódicos sobre a situação de maior gravidade na sua região.
Conforme a Defesa Civil em Marília a chuva de quinta-feira provocou pontos de alagamento nas avenidas Santo Antônio, Tiradentes e Jóquei Clube. Equipes seguem monitorando a cidade, com o apoio de servidores da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Emdurb (Empresa de Mobilidade Urbana de Marília). Houve o registro de queda de uma árvore no interior de uma escola e o viaduto da rua Almirante Tamandaré, no Alto Cafezal, continua interditado e passou por avaliação do setor de engenharia de Obras.
A chuva também provocou atraso na coleta de lixo em setores de Marília e os trabalhos, que foram comprometidos na noite de quinta-feira, tiveram que ser retomados na manhã desta sexta-feira, dia 27. Expectativa da Secretaria Municipal de Limpeza Pública e é normalizar a coleta nestas áreas dentro das próximas horas.
Leia mais O Mariliense