A Secretaria Municipal da Saúde anunciou recentemente uma nova parceria com a Amei (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos) que vai aumentar o acesso ao atendimento disponibilizado na cidade às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A ampliação do atendimento é uma das pautas que há anos vêm sendo defendida pelo presidente da Câmara, o vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB). “Vejo essa ampliação com muita alegria. No fim de abril, o prefeito Vinicius [Camarinha] autorizou o aumento de vagas e agora já estamos vendo isso na prática, com mais pessoas sendo atendidas. O acesso a um serviço especializado e adequado melhora a qualidade de vida dos portadores do autismo e também de suas famílias”, destaca o presidente.
O público-alvo da parceria com a Amei são pessoas com idade a partir de seis anos, encaminhadas por meio do Siresp (Serviço Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo), e a ideia é promover inclusão, reabilitação e desenvolvimento de pessoas com deficiência, especialmente com TEA, por meio de práticas esportivas. “O esporte pode ter uma influência muito positiva, ajudando a melhorar a coordenação motora e a interação social. Ou seja, é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de habilidades sociais e de promoção da autonomia, e a Amei tem a expertise necessária para isso. Importante destacar a sensibilidade do prefeito e da secretária municipal da Saúde, a Paloma Libanio, com esta pauta, já que desde que assumiram vêm trabalhando para garantir que as pessoas com TEA e neurodivergentes tenham acesso a um atendimento especializado e adequado”, ressalta o presidente da Câmara de Marília.
Danilo da Saúde, ao longo de sua atuação como vereador, tem apoiado as entidades e instituições que trabalham no atendimento às pessoas com TEA e neurodivergentes não apenas com emendas, mas buscando soluções junto ao Poder Público para garantir acompanhamento e acolhimento adequados a todos. “O que temos visto em Marília este ano é um avanço gigantesco neste sentido, inclusive com capacitações para que o diagnóstico seja cada vez mais precoce, o que garante um melhor desenvolvimento das crianças, e acolhimento das famílias. Esses investimentos que estão sendo feitos são fundamentais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa”, conclui o vereador.