Cursos profissionalizantes: Fundo Social inicia cursos das carretas “Caminho para Capacitação”

Começaram nesta segunda-feira (dia 8) as aulas dos cursos promovidos nas carretas do Programa “Caminho da Capacitação – Transformando vidas com educação e oportunidades”. No total, 120 alunos estão inscritos para participar do projeto social.

O programa, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social, é uma iniciativa do Fundo Social de São Paulo e tem o apoio da Prefeitura de Marília – por meio do Fundo Social de Marília e da Secretaria Municipal da Cultura. As carretas do “Caminho da Capacitação” estão instaladas na avenida Sampaio Vidal, em frente à Cobasi.
 
Para a presidente do Fundo Social de Marília, dona Paula Almeida, os cursos são importante ferramenta para que as pessoas em vulnerabilidade consigam empreender e gerar renda. “Este projeto é uma oportunidade única de aprendizado, crescimento pessoal e profissional. Mais do que um curso, ele representa uma porta aberta para novas possibilidades, para a conquista da autonomia e para a transformação de vidas”, afirmou.
 
Ainda de acordo com Paula Almeida, o Fundo Social de Marília, em parceria com o Fundo Social de São Paulo, acredita no poder da educação e da capacitação como ferramentas de inclusão e geração de oportunidades. “Temos muito orgulho de trazer até os marilienses essa iniciativa que prepara para o mercado de trabalho e valoriza o talento de cada participante”.
 
Em Marília, as aulas vão até o dia 19/09, com cursos gratuitos de capacitação nas áreas de: Panificação – com 40 vagas, sendo 20 inscritos no período da manhã (das 8h às 12h) e 20 participantes no período da tarde (das 13h às 17h); Açougue – com 20 vagas no período da noite (das 18h às 22h); e de Imagem Pessoal: Assistente de Cabeleireiro(a) – com 20 vagas no período da manhã (das 8h às 12h); Manicure e Pedicure – com 20 vagas no período da tarde (das 13h às 17h); e Barbeiro – com 20 vagas no período da noite (das 18h às 22h).

Os cursos possuem duração de 40 horas, por 2 semanas seguidas, de segunda a sexta-feira.
 
O objetivo é qualificar profissionalmente pessoas (jovens e adultos) em situação de vulnerabilidade – acima de 16 anos ou beneficiários de programas sociais – e ampliar a inserção no mercado de trabalho, incentivar o empreendedorismo local e familiar, além de promover a inclusão produtiva e a geração de renda.
 
As unidades móveis contam com espaços acessíveis para aulas teóricas e práticas, internet e sistema de reconhecimento facial para controle de presença. Cada carreta é equipada de acordo com a área de formação, podendo incluir cozinhas industriais, estúdios de criação audiovisual e equipamentos de estética e bem-estar.
 
As aulas são ministradas por profissionais do Centro Paula Souza. Ao final, os alunos recebem certificado oficial de conclusão em cerimônia de formatura.
 
Fotos: Divulgação

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Região

Pompeia terá solenidade na Câmara e Missa de Ação de Graças no dia do aniversário

Marília

Stella Magosso Recebe Prêmio Destaque do Ano

Brasil

Polícia Militar de SP tem 2.200 vagas abertas; veja como será o concurso

Marília

Comitiva mariliense chega ao Japão em busca de investimentos

Esportes

Brasil enfrenta Bolívia em seu último compromisso pelas Eliminatórias

Marília

Prefeitura apresenta projeto para reinserir no mercado de trabalho as pessoas desempregadas ou em situação de rua