Cultura: Marília vai receber a carreta do projeto “Museu Catavento – Na Estrada”

Marília vai receber de 10 a 15 de outubro a carreta do projeto “Museu Catavento – Na Estrada”. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Marília e o Governo do Estado de São Paulo – por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. 

A carreta ficará instalada na praça ao lado do Espaço Cultural e de Lazer “Ezequiel Bambini”, na Avenida Sampaio Vidal – área central da cidade.

Segundo a secretária municipal da Cultura, Taís Monteiro, Marília foi escolhida como uma das 30 cidades que receberá a carreta devido ao reconhecimento que vem recebendo no âmbito cultural.
 
“Podemos dizer que essa parceria se consolidou baseada na notoriedade que Marília vem recebendo no cenário cultural. Recebemos neste ano o Selo de reconhecimento como incentivadores e promotores de Cultura pela ANCEC (Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação), o que nos abriu muitas portas e alavancou muitas parcerias”, afirma Taís Monteiro.
 
Após confirmar a parceria, a secretária da Cultura esteve no Museu Catavento para conhecer o projeto da carreta. Na ocasião, foi recebida pelo diretor executivo da instituição, Jacques Kann, e sua equipe técnica.
 
“O projeto é maravilhoso, um pedacinho do Museu que chegará até a cidade. Será uma experiência inesquecível para os visitantes”, destaca Taís Monteiro.
 
A Cult Sp na estrada é uma ação do Museu Catavento que vai levar para o Estado ações como essa. Uma exposição itinerante que contempla nove instalações, além de oficinas educativas. Na carreta, o visitante vai aprender sobre ciência, terrários, sobre o Van de Graaf (máquina de arrepiar o cabelo).
 
A carreta do museu iniciou sua jornada no dia 3 de setembro, em Sorocaba, e vai passar por 30 cidades do Estado de São Paulo, incluindo Marília.
 
O espaço itinerante é acessível, com visitação de terça a domingo, das 8h30 às 17h30. Cada circuito dura cerca de 25 minutos e recebe até 20 pessoas por sessão, sempre acompanhadas por educadores.
 
A carreta tem 20 metros de comprimento quando fechada, com estruturas laterais que podem se expandir quando o veículo está estacionado, alcançando 60 metros quadrados em seu interior, destinados à área expositiva. A estrutura projetada pelo Catavento reúne nove experiências interativas nas áreas de física, química, biologia e geografia e história, pensadas para despertar a curiosidade do público e fomentar a divulgação científica.

Esta adaptação permite reunir pontos-chave do acervo de longa duração da sede do Museu, oferecendo uma experiência completa a municípios com menor oferta de atividades culturais. Além disso, o projeto conta com oficinas educativas conduzidas por profissionais, fortalecendo a missão do Museu Catavento de democratizar a ciência, inspirando novas gerações por meio de atividades lúdicas.
 
Experiência do visitante
 
O circuito interno da carreta dura cerca de 25 minutos e pode atender grupos de até 20 pessoas por sessão. Quatro educadores treinados para dar monitoria em cada um dos nove aparelhos instalados no veículo acompanharão estes grupos e atuarão como mediadores da exposição sobre rodas.

Entre os destaques da carreta, estão o Gerador de Van de Graaf (aquele que deixa os cabelos de quem encosta nele em pé pela tensão criada), uma bicicleta ergométrica geradora de energia, uma maquete tridimensional do núcleo da terra e monitores que simulam o canto de 30 diferentes aves brasileiras. O veículo possui entrada com acessibilidade e ficará disponível para visitação nas cidades destino das 8h30 às 17h30.
 
O Museu Catavento
 
O Museu Catavento, museu de ciência e tecnologia da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi inaugurado em março de 2009 com a missão de aproximar crianças, jovens e adultos do mundo científico, despertar a curiosidade e transmitir conhecimentos básicos e valores sociais, por meio de exposições interativas e atraentes, com linguagem simples e acessível.
 
Do átomo ao maior planeta do sistema solar; do menor inseto aos maiores animais da terra; das leis da física às transformações químicas; do ecossistema à questão da proteção ambiental. Tudo apresentado de forma interativa para fazer da visita uma prazerosa viagem ao conhecimento e à cultura.
 
Possui 250 instalações, em 12 mil metros quadrados de área expositiva, divididas em quatro grandes seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Com exposições com ideias simples ou complexas, como: reproduzir o chão da lua com a pisada do astronauta Neil Armstrong, viajar pelo Brasil na época dos dinossauros; compreender como funciona a eletricidade estática que faz os cabelos ficarem em pé ou fazer uma escalada enquanto conhece grandes personalidades da história.
 
Cerca de 7 milhões de visitantes já foram atendidos pelo museu que está localizado em um dos edifícios históricos mais importantes da cidade de São Paulo, o Palácio das Indústrias.
 
Inaugurado em 1924, originalmente como local de exposições, o Palácio teve ao longo de sua história diversos outros usos, retomando sua finalidade original com a implantação do Museu Catavento.
 
Fotos: Divulgação

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Cultura: Marília vai receber a carreta do projeto “Museu Catavento – Na Estrada”

Marília

NOTA – Times de Marília

Marília

Jornal da Manhã é pelo 21º Ano Consecutivo escolhido como melhor Jornal de Marília

Marília

Prefeitura propõe regulamentação de comércio ambulante de alimentos em trailers em áreas públicas após recomendação do Ministério Público

Brasil

Empreendimentos com boas práticas para a inclusão receberão selo ‘Amigo da Pessoa com TEA’ do Governo de SP

Brasil

Visto para EUA: novas regras estão em vigor a partir desta terça-feira