Uma menina de apenas seis anos foi resgatada em situação de cárcere privado em uma residência no Jardim Santa Esmeralda, em Sorocaba (SP). O caso veio à tona após uma denúncia anônima, e os pais da criança foram presos na última quinta-feira (4).
Segundo informações apuradas, a criança apresentava sinais de negligência extrema, estava desnutrida e não possuía qualquer convívio social. Ela parecia desorientada ao deixar o imóvel e demonstrava surpresa com o contato externo, como se nunca tivesse saído da casa. Além disso, seu cabelo estava emaranhado, indicando falta de higiene por longos períodos.
A menina foi encaminhada ao Conselho Tutelar e acolhida em um abrigo. Também passará por avaliações médicas no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Por conta do estado em que se encontrava, foi necessário cortar o cabelo.
As autoridades apontaram ainda que a criança não sabe falar, apenas emite sons, e nunca teve acesso à escola, vacinação ou atendimento médico. Ela também não se alimentava com comida sólida, o que agrava ainda mais o quadro de abandono.
Na casa onde foi resgatada, a polícia apreendeu três celulares que serão submetidos à perícia. O material deve auxiliar na investigação para esclarecer a extensão da violência sofrida pela vítima.
A mãe, de 45 anos, e o pai, de 54, foram levados para a Delegacia de Defesa da Mulher e, após audiência de custódia realizada na sexta-feira (5), tiveram a prisão preventiva decretada. Ambos responderão pelo crime de cárcere privado.