Em um duelo de tirar o fôlego pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians superou o Vasco por 3 a 2, neste domingo (24.08), em São Januário. A vitória crucial não apenas garantiu ao Timão três pontos de ouro, mas também proporcionou um respiro significativo na tabela, distanciando a equipe do temido Z4. O embate foi marcado por reviravoltas e gols decisivos, mantendo a tensão até os últimos instantes.
O jogo
O placar foi inaugurado aos 21 minutos do primeiro tempo, em um momento de celebração para o meio-campo corintiano. Maycon, recém-recuperado de uma lesão muscular na coxa direita que o afastou por mais de um mês, mostrou oportunismo ao finalizar de primeira um cruzamento preciso de Matheus Bidu, pegando o goleiro Léo Jardim no contrapé.
Apesar de outras chances para ampliar, como a criada por Gui Negão aos 34 minutos que culminou em um desarme crucial de Puma Rodríguez, e uma defesa milagrosa de Hugo em chute de Rayan aos 40, o Corinthians foi para o intervalo com a vantagem mínima.
Na etapa final, o Vasco não demorou a reagir. Aos 13 minutos, após revisão do VAR, o árbitro assinalou pênalti por toque de mão de André Ramalho. O artilheiro Vegetti não desperdiçou a oportunidade, cobrando rasteiro e igualando o marcador para o Cruzmaltino.
Contudo, o Corinthians mostrou poder de reação. Aos 23, em uma jogada de persistência, Gui Negão aproveitou o rebote de uma finalização de Garro, após defesa de Léo Jardim, e concluiu de primeira para colocar o Alvinegro novamente à frente. A vitória foi selada por Gustavo Henrique aos 40 minutos, que subiu mais alto que a zaga vascaína em cobrança de escanteio de Garro e desviou de cabeça, sem chances para o goleiro.
O Vasco ainda buscou uma reação nos acréscimos, com Rayan diminuindo o placar aos 50 minutos, aproveitando um cruzamento rasteiro de Andrés Gomez, mas não houve tempo para mais nada.
Com o triunfo, o Corinthians alcançou 25 pontos, subindo para a 11ª colocação e abrindo uma confortável distância de seis pontos para o Vitória, primeiro time na zona de rebaixamento. A vitória teve um sabor especial, encerrando uma sequência de seis jogos sem vencer no Brasileirão (três empates e três derrotas), que vinha gerando apreensão.
Para o Vasco, a derrota manteve o clube com 19 pontos na 16ª posição, perigosamente próximo do Z4, e em alerta máximo para as próximas rodadas.
Próximos desafios
Ambas as equipes agora voltam suas atenções para a Copa do Brasil, onde terão compromissos importantes na próxima quarta-feira. O Corinthians visitará o Athletico-PR na Ligga Arena, às 21h30 (de Brasília), pela partida de ida das quartas de final. No mesmo horário, o Vasco receberá o Botafogo em São Januário, também pelo primeiro jogo das quartas de final do torneio.
FICHA TÉCNICA
VASCO X CORINTHIANS
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 24/08/2025
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: David, aos 25′ do 1ºT; Rayan, aos 22′ do 2ºT; Lucas Piton, aos 28′ do 2ºT (Vasco) / Matheus Bidu, aos 40′ do 1ºT; Raniele, aos 31′ do 2ºT (Corinthians)
GOLS: Maycon, aos 21′ do 1ºT; Gui Negão, aos 23′ do 2ºT; Gustavo Henrique, aos 40′ do 2ºT (Corinthians) / Vegetti, aos 13′ do 2ºT; Rayan, aos 50′ do 2ºT (Vasco)
VASCO: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Hugo Moura, Lucas Freitas e Lucas Piton; Jair (Andrés Gómez), Tchê Tchê (Vegetti) e Coutinho; Nuno Moreira (GB), Rayan e David (Cauan Barros). Técnico: Fernando Diniz
CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho (Félix Torres), André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele, Breno Bidon, Maycon (Ryan) e Charles (Garro); Gui Negão (Romero) e Kayke (Vitinho). Técnico: Dorival Júnior