O Threads, nova rede social lançada pelo Instagram na noite de quarta-feira (5), ultrapassou 10 milhões de usuários em sete horas de seu lançamento. Mark Zuckerberg, dono da Meta, que controla o Facebook, Instagram e WhatsApp, revelou essa informação. Semelhante a um microblog, o Threads compete diretamente com o Twitter. Usuários com conta no Instagram podem acessar a nova rede social usando o mesmo nome de usuário e senha.
Zuckerberg passou a noite no Threads, respondendo aos usuários e fornecendo atualizações sobre os números da rede. O dono do Meta também comentou as sugestões feitas dentro da ferramenta. “Acho que deveria haver um aplicativo de conversação pública com 1 bilhão de pessoas nele. O Twitter teve a oportunidade de fazer isso, mas errou o alvo. Espero que possamos alcançá-lo”, escreveu ele em resposta a um usuário perguntando se alguém acreditava que a nova rede social se tornaria maior que o Twitter.
Atualmente, o Twitter tem aproximadamente 200 milhões de usuários ativos. A rede social, que foi adquirida por Elon Musk em 2022, tem 17 anos.
Threads foi lançado em mais de 100 países e está disponível para iOS e Android.
Como funciona
Posicionada como um espaço para “atualizações em tempo real e conversas públicas”, a nova rede se assemelha a plataformas como Twitter, Bluesky e Mastodon.
Suporta postagens de até 500 caracteres, além de links, fotos e vídeos de até 5 minutos. Os usuários também podem curtir, comentar e compartilhar o que outros postaram.
Uma diferença em relação ao Twitter é que o Threads não possui uma seção de trending topics, que exibe os assuntos mais discutidos na rede. De acordo com a nova rede social, esse recurso será lançado futuramente. Os usuários do Threads podem controlar quem pode responder às suas postagens – todos, apenas seguidores ou apenas contas mencionadas – e inclui recursos de segurança, como um filtro que oculta termos específicos nos comentários. Os usuários bloqueados no Instagram também estão bloqueados no novo aplicativo.
O Threads estava programado para ser lançado nesta quinta-feira (6), às 11h, mas o Instagram decidiu lançá-lo mais cedo, na quarta-feira (5), às 20h.
Lançamento após mudanças no Twitter
No último sábado (1º), Elon Musk, que comprou o Twitter por US$ 44 bilhões, anunciou que a rede social teria um limite temporário de leitura de posts. Com essa mudança, os usuários não verificados podem ler no máximo 1.000 tweets por dia.
Para ter direito à leitura diária de 10 mil postagens, limite máximo estabelecido pela empresa, o usuário deve ter contas verificadas por sua relevância ou assinar o Twitter Blue, versão paga da rede social que custa US$ 42 mensais. A nova mudança deixou boa parte dos usuários do Twitter descontentes.
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