Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo mostram o cenário da segurança da nossa microrregião – Oriente, Pompeia, Quintana, Queiroz e Herculândia quanto à furtos e roubos. Importante salientar que a principal diferença entre furto e roubo reside no uso de violência ou grave ameaça na subtração de um bem. O furto é a subtração de um bem sem violência ou grave ameaça, enquanto o roubo envolve violência ou grave ameaça para subtrair o bem.
Em Oriente a situação nos três primeiros meses de 2025 é levemente pior do que o mesmo período de 2024. Neste ano até março foram registrados seis furtos, enquanto que no ano passado tinham sido quatro. Não houve roubo registrado.
Já em Pompeia houve um diminuição nos casos de furtos. Em 2024 tinham sido 27 nos três primeiros meses e agora em 2025 foram 21. Em relação aos roubos a situação se inverte, enquanto que no ano anterior tinham sido apenas dois, no corrente ano já foram seis.
Quintana não registrou roubo em nenhum dos dois anos, mas teve o número de furtos aumentado. Em 2024 foram quatro e neste ano já foram nove casos contabilizados pelas autoridades.
Queiroz teve a maior queda. Enquanto que em 2024 até março tinham sido 12 casos de furtos, em 2025 foram apenas dois, ambos registrados em fevereiro. O município também não teve roubo.
Por fim, em Herculândia, são seis casos de furtos em 2025, enquanto que em 2024 no mesmo recorte do calendário tinham sido nove, ou seja, houve uma queda. Por lá também não teve roubo.