Oi, meus amigos, como vocês estão? Estou com saudades de vocês. Estou vivendo momentos incríveis e que, de alguma forma, geram expectativas em meu coração e tenho trabalhado muito esse tema, ultimamente. Quero dividir com vocês.
Como você lida com as expectativas que vão surgindo ao longo da sua trajetória?
Vai me dizer que você não cria expectativa em nada e em ninguém (olha que não vale mentir, hein, nem mesmo pra você, tá, rsrs)
Em primeiro lugar, o significado de expectativa é “situação de quem espera a ocorrência de algo, ou sua probabilidade de ocorrência, em determinado momento”, ou seja, alguém que espera do outro, das situações, do mundo externo.
É normal termos expectativas? CLARO! Super normal!
Mas “o pulo do gato” está em o quê esperar.
Esso sim é um movimento trabalhoso.
Não devemos esperar o que queremos ou o que imaginamos que as situações, pessoas, podem nos oferecer. Precisamos esperar o que AS SITUAÇÕES e AS PESSOAS podem oferecer dentro de suas possibilidades.
Então, devemos esperar e gerar expectativas muito mais reais e condizentes à situações e pessoas, do que relacionadas aos nossos desejos. Nossos desejos são nossos.
Nos surpreendemos e nos frustramos porque criamos uma realidade na nossa cabeça que não condiz com o que a situação e as pessoas nos oferecem. Por isso nos machucamos e muito.
CUIDADO. Sua frustração está diretamente ligada à sua expectativa mal planejada.
Espere, anseie, por aquilo que a situação e as pessoas podem te dar. O que passar disso é desejo e muito arriscado pra você.
Conheça bem o ambiente antes de você esperar dele e, se você não conhece o ambiente, mude esse anseio e expectativa pra você, até que você conheça os espaços aos quais está se inserindo.
Cuide muito bem do seu coração e da sua mente, ok?
Estou por aqui! Enorme beijo e até breve!
Texto: Dra Ana Gláucia Lima CRP 06/119519
Redes Sociais @psicologaanaglaucialima
WhatsApp: 14 99746-4490