Após uma semana impactada pelo apagão que atingiu a Grande São Paulo, a novela ‘Três Graças’ completou oito semanas no ar com um cenário de alerta para a Globo. A trama de Aguinaldo Silva acumula média geral de 21,5 pontos, desempenho que empata com ‘Mania de Você’, até então considerada o maior fracasso de audiência da emissora na faixa das 21h.
O resultado coloca ‘Três Graças’ abaixo de produções exibidas em outros momentos recentes da grade, como ‘Vale Tudo’ (21,6 pontos) e ‘Dona de Mim’ (21,6), esta última apresentada no horário das sete. A dificuldade de reação ficou evidente no capítulo da última segunda-feira (15), quando cenas centrais, como o roubo das estátuas, alcançaram apenas 22 pontos na Grande São Paulo.
Diante do desempenho aquém do esperado, a direção artística da Globo decidiu antecipar o desenvolvimento de algumas tramas e acelerar o ritmo narrativo. A estratégia mira, sobretudo, o público que acompanha e comenta a novela nas redes sociais. Outras medidas estão em análise para o período pós-virada do ano, com o objetivo de recuperar a força do principal produto do horário nobre.
Duas viradas relevantes já estão confirmadas. Em 5 de janeiro, um capítulo especial será totalmente dedicado ao passado da história, esclarecendo de forma definitiva as circunstâncias da morte de Rogério, personagem de Eduardo Moscovis. A proposta é reorganizar a narrativa central e entregar respostas aguardadas pelo público.
Já no dia 20, a trama ganhará novo fôlego com a entrada da personagem interpretada por Viviane Araújo, que terá ligação direta com Misael, vivido por Belo. A chegada da atriz deve ampliar os conflitos e alterar a dinâmica do núcleo principal.
Criada por Aguinaldo Silva, em parceria com Virgílio Silva e Zé Dassilva, ‘Três Graças’ tem direção artística de Luiz Henrique Rios e produção de Gustavo Rebelo e Silvana Feu. Apesar da audiência abaixo das expectativas, a novela segue confirmada no ar até maio, quando dará lugar a ‘Quem Ama, Cuida’, de Walcyr Carrasco e Claudia Souto, mantendo o horário das 21h como prioridade estratégica da emissora.