Restando apenas três rodadas para o término do Campeonato Brasileiro da Série B, apenas o Vitória (BA), líder com 66 pontos, está com o acesso praticamente assegurado ao Brasileirão de 2024. O time baiano, com 66 pontos, só perderia a vaga se acontecesse uma combinação improvável de resultados.
Já as outras três vagas do acesso seguem abertas e com muitas emoções reservadas até o final. Criciúma, Juventude e Atlético-GO fecham atualmente o G4 com 60 pontos, porém Sport (59 pontos), Novorizontino (57), Mirassol (57), Guarani (56) e Vila Nova-GO (55 pontos) continuam firmes na luta para subirem à principal divisão do futebol nacional. Já o CRB, com 53 pontos, tem chances apenas matemáticas.
Certamente essas três vagas serão disputadas ponto a ponto por esses clubes, sendo que qualquer tropeço pode ser fatal nessa reta decisiva. Dos times paulistas que lutam pelo acesso, Novorizontino e Guarani jogarão duas partidas em casa e somente uma fora. Já o Mirassol tem apenas um jogo em seus domínios, sendo este um duelo direto contra o Atlético-GO.
Já na outra ponta da tabela, o ABC (21 pontos) está matematicamente rebaixado à Série C, sendo que o Londrina (28) depende de um milagre pra se salvar, estando com o descenso encaminhado. Já as outras duas vagas da degola atualmente são ocupadas por Chapecoense (33) e Ponte Preta (35), mas Sampaio Corrêa (36), Ituano (37) e Tombense (37 pontos) seguem também ameaçados pelo rebaixamento. Também não faltará emoção nessa luta contra a degola à 3ª Divisão.
Por fim, leia mais O Mariliense
Coluna do Papa, Miquele Marvulo