Coluna – Dieta e câncer: alimentação Adequada e Equilibrada para prevenir

ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL

Já foi comprovada a importância de uma alimentação adequada para prevenir o câncer e fazer o seu controle. Uma alimentação saudável, variada e rica em verduras, legumes e frutas é determinante para a manutenção do corpo sadio.

Nos últimos anos, o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, uso de agrotóxicos e as mudanças no estilo de vida da população vêm servindo de alerta para médicos e especialistas.

Carregando...

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 40% a 90% das mortes causadas por doenças crônicas não transmissíveis como a diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo o câncer, poderiam ser evitadas se a população tiver uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Alimentos que ajudam a prevenir o câncer

Não podemos dizer que existe um alimento “milagroso”, que vai combater e matar as células cancerígenas, mas existem alimentos que promovem a renovação celular e têm vitaminas e minerais antioxidantes, fornecendo ao organismo substâncias imprescindíveis para combater os radicais livres que atacam as células.

Antioxidantes

Os antioxidantes estão nas frutas, verduras e legumes. Entre os fundamentais para a manutenção da saúde do organismo estão:

Vitamina A – Encontrada nos alimentos alaranjados, amarelos e vermelhos.
Vitamina C – Encontrada nas frutas cítricas.
Vitamina E – Encontrada nos óleos vegetais, grãos e nozes.
Zinco – Mineral encontrado nas castanhas.
Selênio – Mineral presente nas carnes, leite, nozes e castanhas.

Alimentos in natura

Consuma alimentos in natura, ou seja, que tenham o mínimo de processamento, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas.

Oleaginosas e sementes

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Marshall, nos Estados Unidos, comprovaram que esse grupo de alimentos ajuda na prevenção do câncer de mama, tipo mais frequente entre as mulheres.

A ingestão diária de nozes, castanhas, macadâmia, avelã, amêndoa entre outras oleaginosas está associada ao menor risco de desenvolver câncer (mama, próstata, esôfago, estômago, cólon e reto) devido ao alto teor dos compostos bioativos existentes nesse grupo. É recomendado o consumo de duas porções ou mais por semana de oleaginosas.

Para maiores informações, agende uma consulta com a Nutricionista Dra. Natália Colombo (CRN3 49258) na Clínica Cristo Rei, localizada na Av. Cristo Rei, 162, através do Telefone (14) 99858-2575

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Nota de Esclarecimento

Marília

Zeladoria: Prefeitura dá continuidade aos trabalhos de limpeza e manutenção de ruas e avenidas

Região

Prefeitura intensifica obras de drenagem na Rua Quintino Bocaiúva, no bairro Flândria

Esportes

Cuiabá se despede da Copa São Paulo de Futebol Júnior após derrota apertada para o Santos

Esportes

Corinthians é eliminado pelo Guarani na segunda fase da Copinha

Brasil

BC concorda com inspeção sobre Banco Master, diz presidente do TCU