Coluna: A dor da Saudade

Historicamente o dia de finados nos faz refletir sobre nossos entes queridos que já se foram. Cada pessoa faz o seu ritual particular nessa data, trazendo à memória, lembranças dos seus antepassados e de pessoas muito queridas. Sim, apesar de não precisarmos de uma data específica para lembrarmos de pessoas especiais e importantes na nossa vida, acabamos sendo levados a lembrar de forma mais vívida nessa data.

Então, hoje, quero falar com você desses dois pontos importantes na nossa trajetória. A vida e a morte.

A morte continua sendo um tabu pra muitas pessoas. Algo que, por vezes, queremos manter uma distância grande, talvez pelo medo da perda, medo do desconhecido, medo do amanhã, medos e medos. Mas, falar de morte é falar de vida. Não conseguimos falar de vida se não falarmos da morte.

A morte é um momento da vida de todos nós. Todos nós a experimentaremos de alguma forma. Todos nós somos findáveis, apesar de a contemporaneidade, em algumas situações, não considerar muito esse aspecto.

Falar de vida é falar de morte. Falar que precisamos olhar pra nossa vida entendendo e usufruindo como ciclo findável e terminável. Entender que precisamos considerar de forma responsável, que o amanhã que tanto planejamos e “achamos” que temos o controle, pode não chegar. Então, como você está vivendo a sua vida?

Falar de morte é falar de vida. O momento da morte nos faz refletir como estamos vivendo a nossa vida. E percebo que muitos de nós vivemos a nossa vida de forma inconsequente, consumista e dando importância ao que é transitório e circunstancial.

Morte e Vida. E como não falar da Morte EM Vida?

A morte em vida está presente em muitas pessoas na nossa sociedade. Será que você tem a experimentado? Estar vivo, mas com muitos sonhos, projetos, relacionamentos e sua própria visão de vida pessoal, de alguma forma, SEM VIDA.

Que eu e você possamos aproveitar esse momento de reflexão, de contato com a morte, para olharmos para nossa VIDA.

Grande beijo pra vocês.

Drª Ana Gláucia Lima CRP 06/119519 – Redes sociais @psicologaanaglaucialima e Whatsapp 14 99746 – 4490.

 

Por fim, leia mais O Mariilense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Esportes

Palmeiras vence Juventude e retoma liderança isolada do Brasileirão

Brasil

Bancos promovem mutirão para negociar dívidas bancárias em atraso

Região

Pompeia lança o Prêmio de Inovação na Gestão Pública em duas categorias

Turismo

CVC reúne franqueados em live e dá início à CVC Friday 2025 com ofertas exclusivas e novas estratégias

Brasil

BC muda regras para acabar com contas bancárias fraudulentas

Brasil

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,55% no Brasil