Código Tributário de Marília passa por alterações após aprovação da Câmara

A Câmara Municipal de Marília aprovou nesta segunda-feira (22) o Projeto de Lei Complementar 16/2025, que altera o Código Tributário e prevê aumento médio de 50% no IPTU nos próximos dois anos. A taxa de iluminação pública (CIP) também terá acréscimo de 20%.

Dos 17 vereadores, cinco votaram contra: Batata Corredato (PP), Guilherme Burcão (DC), Júnior Féfin (União), Luiz Eduardo Nardi (Cidadania) e Delegado Wilson Damasceno (PL). A sessão foi marcada por protestos de moradores nas galerias.

Com a mudança, cerca de 70% dos 122 mil imóveis cadastrados terão reajuste médio de 50%, podendo chegar a 100% em alguns casos. Outros 8 mil imóveis terão redução e 11 mil não sofrerão alteração. A Prefeitura também vai atualizar a Planta Genérica de Valores (PGV), que serve de base para o cálculo do imposto.

A base governista defendeu o projeto como forma de promover justiça fiscal. Já a oposição criticou o aumento, alegando que a população será penalizada de forma generalizada.

Outras matérias aprovadas

  • PL 111/2025, de Guilherme Burcão (DC): determina a instalação de placas em locais de frequência infantil com informações sobre denúncia de crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

  • PL 150/2025, da Delegada Rossana Camacho (PSD): institui o Código Zoossanitário de Marília, obrigando condutores de animais a recolher fezes em vias e espaços públicos.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

NOTA – TEMPORAL – GANHA TEMPO E PROCON

Marília

Prefeitura intensifica ações do Plano Municipal de Enfrentamento ao Sarampo

Marília

Tempestade em Marília deixa escolas e unidades de saúde sem atendimento nesta terça-feira (23)

Marília

Queda de energia ainda reflete no abastecimento de água em Marília

Variedades

“A Fazenda 17” estreia em alta, mas perde fôlego na primeira semana

Marília

Código Tributário de Marília passa por alterações após aprovação da Câmara