CCJ aprova PEC que criminaliza posse de qualquer quantidade de droga

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa alterar o artigo 5º da Constituição Federal para criminalizar a posse e porte de drogas sem autorização ou em desacordo com a legislação foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, em votação simbólica realizada nesta quarta-feira (13).

Apenas quatro dos 27 senadores membros da CCJ se posicionaram contra o texto, que agora segue para análise no plenário do Senado. A PEC, relatada pelo senador Efraim Filho (União-PB), propõe a inclusão de dispositivos que estabelecem distinção entre traficantes e usuários, permitindo penas alternativas para estes últimos, além de tratamento contra dependência.

A iniciativa surge em resposta ao debate no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a criminalização do porte de maconha para uso pessoal. O relator da PEC argumentou que o parlamento é o espaço adequado para discutir a questão e alertou para os riscos do tráfico associados à permissividade em relação à posse de drogas.

O debate também abordou a necessidade de critérios claros para diferenciar usuários de traficantes, buscando evitar discriminação com base em cor ou condição social. Enquanto alguns senadores apoiaram a PEC, argumentando que o STF estaria extrapolando suas competências ao legislar sobre o tema, outros expressaram preocupações com a possibilidade de encarceramento de usuários como traficantes, o que poderia alimentar o crime organizado.

Além disso, a PEC despertou discussões sobre a natureza constitucional da matéria e sua relação com as mudanças de paradigma em relação ao porte e posse de drogas em diversos países do mundo.

O julgamento do STF sobre a constitucionalidade do porte de maconha para uso pessoal, que já se arrasta desde 2015, e a defesa de um condenado detido com três gramas de maconha, destacam a relevância e a complexidade da questão, que continua a gerar debates tanto no âmbito legislativo quanto no judiciário.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Finep vai liberar R$ 1 bilhão em crédito para empresas

Brasil

Segunda superlua do ano poderá ser vista no Brasil por 3 dias

Marília

Secretaria de Esportes prepara delegação com mais de 300 pessoas para os Jogos Abertos do Interior

Brasil

Embratur e Netflix lançam guia turístico do Brasil na WTM Londres

Brasil

Toyota retoma produção de veículos no país após paralisação de 40 dias

Região

Prefeito Diogo fortalece saúde em Paulópolis com novo horário noturno na Unidade de Saúde “Dr. Aldo Oliveira Lino” às terças-feiras