O GT (Grupo de Trabalho) Saúde Mental em Pauta obteve a assinatura de “Carta Compromisso” com três dos seis candidatos a prefeito e de um candidato a vice-prefeito de Marília. Os profissionais e representantes de diferentes órgãos e setores que tratam a saúde mental em Marília.
O grupo vem se mobilizando desde o final do ano passado, como forma de mobilizar, conscientizar e sensibilizar a sociedade e as autoridades, sobre a necessidade de cumprir as políticas públicas previstas em legislação federal. “A nossa intenção, ao procurar os candidatos a prefeito, foi verificar quais os projetos que eles têm para a saúde mental e apresentar o nosso posicionamento em relação ao tema, pois é urgente uma mobilização em torno do assunto”, destacou o psicólogo do Núcleo de Apoio Emocional e Prevenção ao Suicídio, Wellington Aparecido Silva, que integra o GT.
A agenda de apresentação das demandas e a assinatura da “Carta Compromisso” começou em agosto, sendo que o primeiro a receber os representantes foi o deputado estadual Vinicius Camarinha (PSDB). Em seguida foi a vez de Eduardo Nascimento (Republicanos), que até então não tinha coligado para ser o vice na chapa de Garcia da Hadassa (Novo). Nayara Mazini, candidata do Psol e da Federação (PT, PV e PCdoB) foi a terceira candidata a discutir a pauta. Por fim, Garcia da Hadassa se encontrou com o GT na última segunda-feira (dia 30/09) e tratou sobre as demandas do segmento.
Todos foram unânimes em afirmar que vão dedicar especial atenção à saúde mental, com a criação de políticas públicas, instalação de serviços e unidades de saúde para atender a demanda. “Ficamos felizes em saber que todos têm iniciativas para tentar solucionar o grave problema da saúde mental em Marília. E estamos à disposição para auxiliar nesse processo”, disse Silva.
Os candidatos Ricardo Sevilha Mustafá, o Ricardinho Mustafá (PL) e João Pinheiro (PRTB) também foram procurados, mas não responderam ao chamamento para discutir a questão em Marília. A candidata Lilian Miranda (PCO) não foi localizada e por isso, não foi contatada. Segundo Wellington Silva, após as eleições devem acontecer novos encontros, já com o prefeito eleito, para desenvolver as atividades propostas na Carta Compromisso.
Por fim, leia mais O Mariliense