Câmara e Sindicato definem reajuste de 10% a servidores do legislativo

REUNIAO REAJUSTE DA CAMARA MUNICIPAL

Uma reunião realizada nessa quarta-feira (12), entre o presidente da Câmara de Marília Eduardo Nascimento (PSDB), os vereadores Luiz Eduardo Nardi (Podemos), Evandro Galete (PSDB) e o Sindicato dos Servidores da Câmara, definiu o reajuste anual do dissídio coletivo de 2023 em 10%.

Durante a Pandemia, servidores tiveram salários congelados nos anos de 2020 e 2021, com base na Lei Complementar (Federal) 173/20, que determinou o congelamento de reajustes para repasse de recursos para o combate ao Coronavírus. Em 2022 o índice inflacionário foi de 10,06% com reajuste de 4% aos servidores da Câmara. O pleito do Sindicato para este ano era de 21,57%.

Carregando...

“O índice inflacionário acumulado dos anos de 2019, 2020, 2021 e 2022 ficou em 24,57%. Com base nisso, propusemos a recuperação salarial de 21,57%. No ano passado o reajuste foi de 4%, porém, a alíquota previdenciária aumentou 3%. Ou seja, nossa reposição foi de apenas 1%. Hoje, tivemos a oportunidade de negociar com o presidente Eduardo Nascimento e com os vereadores. Entendemos que a possibilidade do legislativo é de recuperação de perda salarial gradativa e, por isso, após ouvirmos os servidores, aceitamos a proposta de 10%, que já elimina metade da nossa defasagem salarial”, disse Fernando Muta, presidente do sindicato dos servidores da Câmara.

Para o presidente Eduardo Nascimento o reajuste visa atenuar as perdas.

“Os servidores perderam o poder de compra no período de pandemia e pós pandemia. Só o acumulado da inflação ficou na casa dos 24%. Diante disso, fizemos um estudo de impacto financeiro do reajuste, conversamos com o sindicato e com os servidores e acordamos que a recuperação das perdas salariais deve acontecer, mas de maneira gradativa. Desta forma, decidimos conceder o reajuste de 10%, que está ao nosso alcance, sempre respeitando os cofres públicos. Os servidores entenderam e consideraram a proposta transparente e justa. O dissídio é um direito dos servidores e se depender desta presidência, toda perda será recuperada, em breve”, disse Nascimento.

O presidente do sindicato dos servidores da Câmara, Fernando Muta agradeceu o presidente Eduardo Nascimento.

“Acho que a negociação foi justa e saímos da reunião satisfeitos com o reajuste proposto. Só temos a agradecer o presidente Eduardo Nascimento e os vereadores Evandro Galete e Nardi que nos apoiaram nesta demanda”, disse.

O Projeto de Lei Complementar de reajuste dos servidores da Câmara deve ir à votação na próxima Segunda-feira (17).

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Dólar sobe para R$ 5,24 em meio a tensões entre EUA e Irã

Marília

PRF em Marília encerra Operação Carnaval 2026 com 274 autuações

Região

Pompeia descarta de forma adequada cerca de 13 toneladas de pneus

Brasil

PRF encerra Operação Carnaval 2026 em São Paulo

Região

Durante Carnaval, Diogo e Carlos intensifica trabalhos e entrega obra de drenagem no Centro

Brasil

Financiamento de veículos cresceu 9,2% em janeiro