Câmara Aprova Mudanças no Código Tributário e Reajuste de Impostos Ficam Iminentes

Por 14 votos a 3, os vereadores aprovaram, na sessão ordinária desta segunda-feira (10), o Projeto de Lei Complementar 4/2025, que altera o Código Tributário do Município. Com a decisão, o aumento de impostos para o exercício financeiro de 2026 torna-se praticamente certo.

Os vereadores Luiz Eduardo Nardi (Cidadania), Delegada Rossana Camacho (PSD) e Júnior Féfin (União) foram os únicos a votar contra a proposta.

Antes de chegar ao plenário, o projeto foi debatido pelo Executivo em duas audiências públicas realizadas na Câmara nos dias 19 e 26 de fevereiro. Segundo a justificativa do governo, as mudanças foram permitidas para adequar a legislação municipal à Reforma Tributária aprovada pelo Congresso Nacional, que trouxe alterações ao Sistema Tributário Nacional.

Com a nova legislação, o prefeito passa a ter autonomia para reajustar alíquotas, atualizar valores venais dos imóveis e reformular a Planta Genérica de Valores (PGV) por meio de decretos, sem necessidade de aprovação da Câmara.

Outras Propostas Aprovadas

Além da alteração no Código Tributário, os vereadores aprovaram mais três projetos:

  • Projeto de Lei 9/2025 , de autoria do vereador Guilherme Burcão (DC), que inclui o evento “CarnaSalgueiro” no calendário oficial do município. O evento, organizado pela Associação Social e Cultural, será realizado no primeiro final de semana após o Carnaval.

  • Projeto de Lei 16/2025 , do vereador Delegado Wilson Damasceno (PL), que denomina “Praça Jeová Moysés Stigliano” uma área de lazer no bairro Betel Prolongamento. O homenageado, falecido em 2021, era morador da região e contribuiu para a manutenção e arborização do local.

  • Projeto de Resolução 1/2025 , apresentado pelas vereadoras Professora Daniela (PL), Fabiana Camarinha (Podemos), Rossana Camacho (PSD) e Vânia Ramos (Republicanos), que criam a Bancada Feminina na Câmara. A bancada será suprapartidária e terá como objetivo propor e consolidar políticas externas para as mulheres, além de fomentar debates sobre questões de interesse do público feminino.

Com a aprovação dessas matérias, a sessão foi encerrada, e as novas medidas seguem agora para sanção do Executivo.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Domingo de Finados começa com chuva em São Paulo

Marília

Marília participa do lançamento da Frente Parlamentar de Juventude na Alesp

Marília

Marília tem representantes na 14ª Conferência Estadual de Assistência Social

Brasil

Fim de semana do Dia de Finados deve levar 600 mil a cemitérios do DF

Brasil

SP: Uma pessoa morre e 40 se ferem em queda de estrutura durante festa

Esportes

Empate sem gols marca confronto recheado de polêmicas entre Internacional e Atlético-MG