Brasileiros passam mais de 41 anos conectados na internet, diz pesquisa

tempo na internet

Mais de 81% da população brasileira tem acesso à internet, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic). Partindo dessa informação, um levantamento sobre os hábitos dos brasileiros na internet foi feito pela empresa especialista em cibersegurança, NordVPN.

O tempo médio por semana que os brasileiros ficam na rede aumentou, segundo o levantamento feito em janeiro deste ano, considerando apenas pessoas maiores de 18 anos de idade. Em média, a população brasileira entra na internet às 8h33 da manhã e se desconecta às 22h13.

Foi calculado que os entrevistados passam mais de 91 horas online, em uma semana típica, o equivalente a quase quatro dias. Considerando que a expectativa média dos brasileiros é de 75,9 anos, a pesquisa concluiu que a população fica em média 197 dias por ano na internet, ou seja, mais de 41 anos, representando mais da metade da vida dos brasileiros.

Dentro dessas 91 horas por semana, pouco mais de 19 são ocupadas com trabalho, enquanto as quase 72 horas restantes são gastas com diversas atividades online. Dessas horas gastas com internet, mais de 13h são assistindo a séries e filmes em plataformas de streaming e uma média de 12 horas e 8 minutos acompanhando vídeos pelo Youtube. O terceiro lugar fica com o entretenimento gasto com redes sociais, como Instagram, WhatsApp e Facebook, com tempo médio de 11 horas e 19 minutos por semana.

A pesquisa ainda mostra que 43,5% dependem da internet para a maioria de seus hobbies e 36% dos respondentes não imaginam seu dia sem internet. Uma prática comum aos brasileiros é o compartilhamento excessivo de informações pessoais. Entre os dados mais divulgados publicamente estão nomes e sobrenomes (91,5%), data de nascimento (86,1%), endereço completo (81,4%), status de relacionamento (43,9%), cargo (40,6%) e informações bancárias (29%).

“Hoje, a maior parte de nossas vidas pode ser conduzida online, desde pagamentos até entretenimento, como filmes, séries e jogos, por isso devemos prestar atenção às ameaças cibernéticas. Tenha cuidado com o conteúdo recebido, como anexos e links, e verifique o remetente, eles podem ser um sinal de fraude”, alerta Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

USP é a melhor universidade ibero-americana pelo terceiro ano consecutivo, segundo ranking

Marília

Prefeitura de Marília realiza capacitação sobre o programa Família Acolhedora

Marília

Prefeitura inaugura a 18ª sala de amamentação na Escola Tia Marta

Região

Pompeia recebe Carretas do Programa Caminho da Capacitação com cursos gratuitos de qualificação

Brasil

Registrar BO é primeiro passo: ‘Denuncie apesar do medo’, diz delegada de Defesa da Mulher

Região

Prefeitura de Pompeia anuncia mudança na Secretaria de Esportes, Lazer, Recreação e Turismo