A Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia fará a tradicional “benção dos veículos e motoristas” de São Cristóvão, neste próximo sábado (26), das 9h às 11h, com carreata saindo do Distrito Industrial prosseguindo até a Praça Jesus Maria, no Centro, totalizando percurso de 6,5 km.
O Dia de São Cristóvão é celebrado em 25 de julho. Ele é considerado o padroeiro dos viajantes, motoristas e daqueles que trabalham com transporte.
Segundo a tradição, Réprobo – nome de São Cristóvão antes de sua conversão -, era um homem de grande estatura e bruta aparência. Com formação militar e dotado de notável força física, ele buscava servir ao rei mais poderoso do mundo. Após um tempo de procura, descobriu que nenhum rei da terra se comparava a Jesus Cristo. Converteu-se então ao catolicismo e, após a catequese de um eremita, foi batizado. Passou a viver às margens de um rio de águas turbulentas, ajudando as pessoas na travessia para, assim, servir a Jesus ajudando ao próximo.
Numa ocasião, apareceu um menino que pediu para ser levado até a outra margem. Com o pequeno nos ombros, Réprobo começou a travessia. No meio do leito do rio, o menino ficou muito pesado e os dois quase afundaram. Quando chegaram à outra margem, São Cristóvão questionou o menino: “Porque és tão pesado assim?”. Ele respondeu: “porque eu carrego o peso do mundo”. Aquele menino era Jesus Cristo, o Criador e que carregava o peso do mundo.
No Brasil, sobretudo nas paróquias que têm São Cristóvão como padroeiro, são realizadas carreatas com diversos automóveis – carros, motos e caminhões – com a procissão da imagem do santo. Elas são concluídas com uma benção aos motoristas e seus veículos. Além disso, os devotos do santo costumam carregar na carteira, junto com o documento de habilitação, uma pequena imagem de São Cristóvão impressa e uma oração.