Acontece nesta sexta-feira, dia 2 de agosto de 2024, o lançamento em Marília do Plano Safra. O evento promovido pelo Banco do Brasil será realizado a partir das 9 horas na sede da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na avenida Benedito Alves Delfino, nº 205. Com R$ 260 bilhões, o Plano Safra 2024/2025 é considerado o maior de toda a história do banco estatal. O valor é 13% maior do que o oferecido na safra anterior. O lançamento em Marília tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Marília e da Secretaria da Agricultura.
Entre os convidados, agricultores familiares e médios produtores vão conhecer especialmente, sobre os investimentos que o Banco do Brasil tem disponíveis para implementar e aumentar os negócios no setor de agricultura e pecuária. Para o custeio, R$ 119 bilhões (+17%) serão destinados. As operações de investimento, que levam tecnologia ao campo, receberão R$ 44 bilhões (+28%). Outros R$ 29 bilhões estão destinados para comercialização e industrialização (+4%), enquanto títulos, crédito agroindustrial e giro terão R$ 40 bilhões (+6%).
A Agricultura Familiar contará com juros que variam entre 0,5% e 6,0% ao ano por meio do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Os médios produtores contarão com juros de 8,0% a 10,5% ao ano no âmbito do Pronamp (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural). Já para os grandes produtores rurais, as taxas de juros variam entre 7,0% e 12,0% ao ano.
Para reforçar ainda mais o compromisso com a agricultura familiar e médios produtores, também foram aumentados em 44% os valores destinados no Plano Safra para esses públicos, com volume disponível de R$ 50 bilhões para este ciclo 2024/2025.
Em 2024, a presença e participação do Banco do Brasil nas feiras e eventos agro em todo o País têm sido destaque. Ao todo, o Banco acolheu mais de R$ 15 bilhões em propostas de financiamentos. Esta atuação conta com os tradicionais Circuitos BB de Negócios e Treinamento e com as 5 Carretas Agro que percorreram mais de 220 mil quilômetros em mais de 300 cidades de todas as regiões do país, levando bons negócios e ações de capacitação e treinamento, além de disseminar boas práticas e tecnologias rurais.
Por fim, leia mais O Mariliense