Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI

A partir de 1º de julho, as sociedades de crédito, financiamento e investimento, conhecidas como financeiras, poderão emitir Letras de Crédito Imobiliário (LCI), título privado destinado a fornecer dinheiro para a concessão de financiamentos de imóveis. O Banco Central (BC) aprovou nesta quinta-feira (8) resolução que autoriza as emissões por esse tipo de instituição.

Em nota, o BC informou que a decisão ajuda a impulsionar o mercado de crédito imobiliário no país. “O Banco Central busca proporcionar maior modernização a tais instituições, posicionando-as mais adequadamente em relação às instituições de segmentos que desempenham atividades concorrentes ou similares”, explicou o BC.

O Banco Central também informou que a decisão foi sugerida por consulta pública em 2024, quando a autarquia pôs em consulta a consolidação das normas das financeiras.

Instrumento usado pelos bancos para levantar recursos para o mercado imobiliário, as LCI tradicionalmente são a principal fonte de recursos para os financiamentos de mercado, sem subsídio. Na semana passada, o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou o uso da LCI para financiar a nova modalidade do Minha Casa, Minha Vida para as famílias com renda de até R$ 12 mil por mês.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Veja também...

Qualifica-SP
Etec_Pq-Belem_vestibulinho-2022_fotog-Roberto-Sungi198-scaled-1
Ensaioclinico_interna
plano-safra-mc_abr_01072025-18
WhatsApp-Image-2025-06-30-at-6.51.22-PM-scaled-1
MAE MATA FILHA DE 7 ANOS EM MG
Copiade1-scaled-1
FotoJet-19-1
tiro_3-1
Rolar para cima